(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
» Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Maio/2013

Capa 46
A relação entre consumidores e cerca de 100 categorias é analisada a fundo no V Estudo GC Abras SuperHiper, elaborado em parceria com a Kantar Worldpanel. Os canais de compra preferidos, o comportamento das classes econômicas, o tíquete médio e o percentual de presença dos produtos nos lares são alguns dos indicadores medidos pela pesquisa e que irão ajudar a montar o mix ideal para sua loja

Cesta-soluções 52
Várias categorias foram agrupadas sob o conceito de soluções de compra, conceito em alta no varejo mundial

Regionais 60
As tendências de consumo, o desembolso e a força de cada canal de compra esmiuçadas região a região do País

Mercearia seca 68
Volume fica estável, preços sobem e crescem as vendas de categorias sofisticadas

Refrigerados 122
Cesta tem o crescimento de receita mais modesto, contudo, registra o melhor desempenho nas vendas em volume no ano

Mercearia líquida 146
Cesta é vice-líder em incremento por volume e receita, fora que tem a menor retração na frequência de compra

Higiene e beleza 160
Cresce a participação do autosserviço nas vendas da cesta e queda do volume é contrabalanceada pela alta do faturamento

Limpeza 184
É a cesta com o maior crescimento de receita em 2012, fruto da aposta da indústria nos produtos premium

Bazar 206
Categorias estão menos presentes nos lares, mas seus produtos de alto valor agregado ajudam a alavancar a lucratividade do setor

Visita técnica 12
Abras leva grupo de empresários e executivos de Minas Gerais para conferir de perto o trabalho de prevenção de perdas da rede paulista Coop, considerada referência nesta área. A empresa apresenta suas tecnologias para e processos ao setor, confira

Jantar 20
Evento da Abras reúne 650 profissionais do varejo supermercadista e da indústria para prestigiar a apresentação da 36a edição do Ranking Abras Durante o evento, as 20 maiores empresas do setor, as mais eficientes e produtivas, além dos melhores anúncios veiculados em SuperHiper, na opinião dos próprios leitores, foram homenageados e certificados pela Abras. Veja quem são os premiados nas próximas páginas

Abril/2013

Exclusiva
Conheça a trajetória de Humberto Luiz Ribeiro, secretário do MDIC, e saiba como ele está ajudando a colocar o setor de comércio e serviços em destaque no Plano Brasil Maior

Sustentabilidade
Abras e Ministério Público Federal assinam termo de cooperação técnica para
fomentar sustentabilidade na pecuária

Boas Práticas
Oferecer um bom atendimento é condição indispensável para qualquer negócio e importante diferencial competitivo. Mas, para isso, é preciso sempre treinar, orientar e incentivar os colaboradores

Especial
O inverno vem aí. Confira quais são as categorias mais procuradas da estação e dicas de especialistas de como trabalhá-las nos pontos de venda

Ranking Abras 2013
Faturamento do setor supermercadista chega a R$ 242,9 bilhões. Análises trazem dados exclusivos e detalham o desempenho obtido no ano passado.

Concentração
Apesar da força das grandes redes,quem mais tem aumentado sua fatia no mercado são as redes regionais

Especial Cash & Carry
Estudo mostra o impacto do atacarejo no faturamento do setor. Modelo de negócios vem se destacando nos últimos anos

Critérios e Metodologia
Entenda como foi formatado o Ranking Abras 2013

Análise das 500
Grupo registrou aumento de eficiência em diversos indicativos.
Alta no faturamento foi de 11%

Investimentos
Expansão orgânica: abertura de novas lojas é um dos principais planos do setor para 2013

Histórico das 300
Faturamento conjunto das 300 maiores empresas ultrapassa a casa dos R$ 200 bi

Análise das 50 maiores
Eficiência operacional impulsionou o crescimento das 50 principais do setor

Tabela das 500 maiores

Análises das pequenas
Confira os índices de desempenho das empresas listadas entre a 501a e 710a posição

Tabela da 501a à 710a

Análises Especiais
Ranking Abras traz dados atualizados sobre diversos quesitos importantes para o setor

Índice por estados

Análise Regional
Estudo revela potencial e oportunidades existentes em cada estado

Pesquisa e Tendências
Acompanhe a Pesquisa Tendências e veja as opiniões dos empresários do setor

Março/2013

Capa 36
Pesquisa Líderes de Vendas mostra quais são as marcas mais vendidas no setor. Sinaliza a importância crescente dos itens de alto valor agregado no autosserviço e apresenta indicadores de várias cestas de consumo

Alimentos 46
Chocolates têm nos lançamentos e no sortimento premium os principais vetores de crescimento. Acompanhe os dados e os segmentos que mais cresceram

Alimentos Perecíveis 128
Objetos de análise minuciosa da cesta, iogurtes funcionais venderam mais em 2012 e pesquisa mostra que há espaço para todo o sortimento da categoria

Bazar 148
A construção civil movimentou a cesta, muitos segmentos foram influenciados por este setor. Confira também o mix mais representativo para o autosserviço

Bebidas 174
Segmento de hidratação é um dos que mais cresceram. Conheça as categorias deste grupo e as oportunidades para aumentar a rentabilidade por meio dele

Eletroeletrônicos 212
Bons ventos sopram a favor do setor por conta principalmente das categorias de ventilação, as que mais cresceram na cesta e merecem atenção especial

Higiene e Beleza 228
Produtos para cabelos foram destaques de vendas. As categorias xampu e pós-xampu ganharam valor agregado e têm permitido maior lucratividade

Limpeza 282
Amaciante se sobressai na cesta por conta das versões concentradas, que conquistaram crescimento em receita de quase 100% em 2012

Oportunidade 16
Trabalhar bem a seção têxtil no Dia das Mães é garantir lucro. Especialistas ensinam como evitar riscos e escolher mix. Redes revelam apostas e experiências na área

Evento 26
Profissionais do varejo e da indústria se reuniram na Abras para homenagear as marcas mais comercializadas em 2012 e conhecer os resultados do 14o Líderes de Vendas

Cesta Básica 314
A desoneração da cesta básica vira realidade após décadas de reivindicações, e a Abras reitera a disposição do setor em repassar 100% dos cortes de impostos

Artigo 319
O bom marketing vai além do consumidor, desvenda o ser humano

Centro-Oeste 320
Dando sequência à série de reportagens sobre os atrativos e os desafios regionais, esta edição apresenta os fatores que estão atraindo investidores para o Centro-Oeste

Fevereiro/2013

Capa 38
O varejo, inclusive o de menor porte, é um dos alvos preferidos de criminosos especializados em violar dados. SuperHiper conversou com especialistas que orientam como armazenar e garantir a segurança de informações que, se violadas, fragilizam e podem levar uma empresa à falência

Loja do mês 10
“Olhar além dos muros” fez Osvaldo Perim, dono da bandeira capixaba que carrega seu sobrenome, alcançar o sucesso que tem hoje e inaugurar o primeiro hiper, uma loja moderna concebida para ser referência local

Exclusiva 16
O presidente da Coop, Antônio José Monte, conta sua trajetória pessoal e profissional, revela valores, princípios e fala do futuro da Coop, a maior cooperativa de consumo da América Latina, da qual está à frente há 16 anos

Global 28
Especialistas revelam novidades e tendências da NRF 2013

Educação 56
Nos últimos dias, a Escola Nacional de Supermercados formou vários multiplicadores no Pará e no Maranhão e há redes que já replicaram o que aprenderam. Conheça alguns destes “formandos” e a dinâmica deste trabalho

Calendário 68
A Páscoa vai chegar mais cedo, em 31 de março, e promete vendas pujantes. Fabricantes afirmam que vão crescer e anunciam mais de 100 lançamentos para a data

Higiene e Beleza — Parte 2 78
Em meio ao crescente consumo de itens de higiene e beleza, extrapolar o básico da seção certamente será uma boa investida, como apontam indústrias e especialistas que dão sugestões e orientações cabíveis a qualquer tipo de PDV

Promoção 84
As primeiras ações geradas com a parceria multissetorial firmada no fim de 2012 para estimular o consumo de vinho nacional entre brasileiros trazem novas perspectivas para este mercado

RH 92
Como deve ser um processo de seleção que coloque o funcionário certo na função certa

Janeiro/2013

Capa
Não veja a alimentação fora do lar como perda para os seus negócios e transforme-a em mais uma fonte de ganhos. Saiba como supermercados espalhados por todo o País estão trabalhando, com excelência, restaurantes em suas lojas

Exclusiva 16
Conheça a trajetória profi ssional, a atuação como líder empresarial varejista e os planos de Fernando Teruó Yamada para a Abras, entidade que presidirá pelos próximos dois anos

Boas Práticas/ENS 26
Por meio de bons exemplos do setor e lições tiradas do curso de Prevenção de Perdas da Escola Nacional de Supermercados (ENS), reportagem mostra como sua equipe pode reduzir as perdas e automaticamente aumentar os lucros da sua loja

Abras 2013/2014 48
Saiba quais são os integrantes da nova diretoria da Abras e pelo que irão trabalhar, sob o comando do novo presidente da entidade, Fernando Yamada, ao longo do biênio 2013-2014

Nordeste 60
A região abre nossa série de reportagens sobre a evolução do setor nos mercados regionais do País. Descubra por que os supermercados nordestinos crescem, quais categorias se destacam nesse mercado e muito mais

Higiene e Beleza — Parte 1 74
Além de rentáveis, os produtos para banho estão entre os mais vendidos da cesta de higiene e beleza, mas a concorrência tem ganhado força entre eles e o setor precisa trabalhar a seção de forma estratégica. SuperHiper mostra como

Perfil 80
Nossa reportagem esteve no Chile e visitou algumas vinícolas da Concha y Toro. Uma viagem cheia de sabores, aromas, histórias e números de uma das principais empresas vitivinícolas do mundo


Veículo SuperHiper - Edição Fevereiro de 2013

Dezembro/2012

Exclusiva 18
Ao longo do ano, SuperHiper entrevistou inúmeras personalidades que trataram de temas pertinentes ao setor. Saiba quem falou e o que de mais importante foi dito

Sustentabilidade 20
A logística reversa deve avançar por meio de leis e acordos setoriais em 2013, o que trará novas obrigações ao varejo e ainda muitas incertezas. Saiba mais sobre o tema nesta edição

Simpósio 28
SuperHiper traz o que de mais importante aconteceu na 1a edição do Simbracs, evento que reforça a importância do setor terciário na pauta estratégica do governo para o desenvolvimento econômico do País


Cenário Macroeconômico 38
Varejo no pique e indústria mais lenta explicam expansão tímida do PIB em 2012, ano em que a Selic atingiu seu menor nível e a massa salarial cresceu bem. Leia análise depurada dos passos da economia brasileira em 2012


Projeção 2013 48
Os rumos da economia brasileira, os riscos de restringir sua força à pujança do mercado interno e os reparos necessários para que o País torne seu crescimento sustentável não só para 2013, mas por muitos anos


Setor 54
O desempenho dos supermercados em 2012 superou as expectativas. A Abras previa expansão de 4% no começo do ano, mas reviu para 5%. É o sexto ano seguido de crescimento do autosserviço. Saiba por que nesta reportagem


Artigo 68
Os cuidados essenciais a serem tomados antes de envolver sua empresa numa fusão ou aquisição


Marcas Próprias 70
Saiba como anda a venda de itens de marca própria no País, mercado muito forte no mundo desenvolvido, sobretudo em países como Canadá e Inglaterra, mas ainda acanhado no Brasil


Indústria 76
Custo Brasil, burocracia e baixa produtividade explicam porque a indústria brasileira anda a passos lentos, mas medidas de estímulo à indústria nacional prometem melhoras para 2013


Alimentos 80
Segmento cresceu em 2012 menos que no ano anterior, mas promete retomar fôlego em 2013. Saiba por que este ano não foi tão bom quanto 2011 e por que o próximo deverá ser melhor


Bebidas 88
Crescimento em volume e, principalmente, em valores mostra que brasileiros compram cada vez mais bebidas e aumentam o valor agregado dos itens consumidos; oportunidade para aumentar rentabilidade



Higiene e Beleza 96
A evolução da renda do brasileiro se reflete em quase todas as cestas de produtos, mas em higiene e beleza isso é ainda mais evidente. A cesta cresceu e pelos próximos três anos deve continuar a crescer


Limpeza 100
Cesta com produtos pouco elásticos, Limpeza cresceu, mas não correspondeu às expectativas, a exemplo do PIB brasileiro. SuperHiper mostra por que o desempenho da cesta ficou aquém do esperado


Eletroeletrônicos 104
Sede do brasileiro por tecnologias que lhe tragam praticidade, isenção de impostos sobre itens da linha branca e ganho de escala dos hipermercados fazem autosserviço puxar as vendas da cesta no País



Têxtil 112
A forte indústria têxtil, que em 2011 faturou R$ 67 bilhões, enfrenta dificuldade em razão da concorrência dos importados e em 2012 deve perder rendimento. Mas o setor e o governo agem para mudar o quadro


Consumidor 118
SuperHiper esmiúça os estudos mais recentes da Kantar Worldpanel e consolida um panorama abrangente do comportamento do shopper (aquele que faz as compras)


Estudo 126
Análise feita com exclusividade pela Kantar Worldpanel para SuperHiper Panorama comprova que a classe D/E passou a contribuir de forma decisiva para o crescimento das vendas em valor das cestas alimentares


Artigo 142
As oportunidades e desafios para conquistar o consumidor da classe D/E


Global 148
Num mundo globalizado, saiba quais são os impactos das oscilações experimentadas pelas grandes economias do planeta


Estudo 152
Como anda o humor do consumo no mundo todo


América Latina — Infraestrutura 158
A necessidade de investir em infraestrutura para aumentar a competitividade dos países da América Latina


América Latina — Varejo 160
Estudo da A.T. Kearney aponta que os países da região estão na mira de grandes varejistas globais


Veículo: Revista SuperHiper dezembro de 2012

Veja mais: