(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
» Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Maio/2015

Capa
Confira nesta edição as conclusões do VII Estudo sobre Gerenciamento por Categoria, realizado com exclusividade pela Kantar Worldpanel para SuperHiper. A pesquisa mapeia a relação de consumo do shopper com cerca de 100 categorias e revela diversos indicadores estratégicos que auxiliam o varejista na definição do seu mix, como tíquete médio, faturamento das categorias, presença nos lares, frequência de compras, o comportamento das classes econômicas, principais canais de venda, dentre outros dados.

Exclusiva
Entrevista com o deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB) revela suas expectativas e responsabilidades à frente da recém-criada Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Oportunidade
O segmento premium de cervejas está em ascensão no País e merece a atenção do varejo supermercadista. Redes estão vendendo mais rótulos especiais e a indústria possui boas expectativas para os próximos anos

Evento
Evento em Brasília reuniu supermercadistas, profissionais da indústria e autoridades políticas para apresentar os resultados do 38o Ranking Abras/SuperHiper. Solenidade homenageou as 20 primeiras colocadas do setor e contou com a apresentação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Regionais
A pesquisa especificou o desempenho de cada região do País, detalhando questões importantes, como o perfil do shopper, desembolso e principais canais de vendas

Mercearia seca
No geral, seção teve desempenho positivo em 2014, com alta nos indicadores de receita, volume e gasto médio do consumidor

Refrigerados
Seção de refrigerados foi a que apresentou maior elevação do tíquete médio e também avançou em outros índices de consumo

Mercearia líquida
Com alta em diversos índices, cesta novamente registrou o maior crescimento em unidades comercializadas no ano passado

Higiene e beleza
Faturamento da cesta avança e outros indicadores de consumo também se comportam de maneira positiva

Limpeza
Cesta de limpeza apresenta elevado crescimento no índice de receita e, além disso, foi a campeã no aumento de volume e gasto médio

Bazar
Varejo supermercadista ampliou a sua participação nas vendas de chinelos e manteve elevada importância na comercialização de rações para cães

Abril/2015

Capa
Setor segue trajetória de crescimento, que dura mais de uma década, mas experimenta desaceleração em 2014, quando cresceu 8,4%, nominal, 1,8%, real, e faturou R$ 294,9 bilhões

Exclusiva
Presidente da Nielsen no Brasil, Luis Arjorna conta um pouco da sua trajetória profissional e fala, entre outros assuntos, sobre suas expectativas para o mercado de consumo brasileiro em 2015

Especial inverno
Prepare-se para vender mais produtos que ganham força no inverno. Além da habitual sazonalidade, o período traz datas comemorativas, como Dia dos Namorados e festas juninas; SuperHiper dá dicas para aproveitá-las também

Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas do setor cresceram 12%, atestando a evolução na qualidade da amostra do Ranking, que contou com a entrada de novas e robustas empresas

Investimentos
Em 2014, os investimentos aumentaram. O principal foco foi reforma e ampliação de loja e não inaugurações. Para 2015, os investimentos devem crescer mais

Análise das 300
Boa parte do desempenho obtido pela soma das empresas do Ranking foi puxada pelas 300 maiores, cuja expansão, nominal, foi de 12,4% no período. Só, o grupo faturou R$ 253,4 bilhões

Análise das 50 maiores
Locomotiva do setor, as 50 maiores redes do Ranking cresceram 10,8%, mais do que em 2014. Além de novos declarantes, o grupo contou com forte crescimento de empresas tradicionais

Tabela das 500 maiores

Análises das pequenas
A quantidade de respondentes do Ranking deste ano chegou a 1.107 e esses 607 supermercados, à parte dos 500 maiores, mostraram números grandes: receita de R$ 3,5 bilhões e 672 lojas

Tabela da 501a à 1.107a

Análises Especiais
As principais tendências do setor estão nesta reportagem, em “detalhes” como desempenho de venda por seção de loja, composição de mix, oferta de serviços, meios de pagamento mais usados, perfil da mão de obra, etc.

Índice por estados

Análise Regional
Estudo revela, com base nas 500 maiores empresas do Ranking, o faturamento do setor por estado, a participação de cada um deles na receita e no número de lojas.

Política
Para reforçar a importância política do setor de varejo e de serviços, foi instalada, no dia 9 de abril, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Saiba mais sobre a finalidade dessa frente nesta edição

Institucional
O setor de comércio de alimentos trabalha para ter representação política à altura de sua força econômica e a recém-criada Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios (CBCGAL), da CNC, é prova disso. Nesta reportagem, SuperHiper mostra como funciona esse importante órgão

Março/2015

Capa
Em sua 16ª edição, a pesquisa Líderes de Vendas, desenvolvida pela Nielsen, mostra como ficou a disputa entre as marcas de 220 categorias pela preferência dos consumidores brasileiros. O estudo traz ainda indicadores de vendas de itens industrializados. Em 2014, o desempenho foi bom

Calendário
Numa das datas mais rentáveis do varejo, o Dia das Mães, saiba identificar o perfil de consumidoras que frequentam sua loja, que além de mais influentes estão cada vez mais heterogêneas

Evento
Em seu 16o ano seguido de realização, o Café da Manhã Líderes de Vendas homenageou as empresas que encabeçam as 220 categorias de produtos analisadas pela pesquisa homônima

Alimentos
Embalagens cartonadas mais em conta ensejaram o aumento no consumo e na frequência de compra da categoria leite condensado, que cresceu 10% em receita e 8,5% em volume em 2014

Alimentos Perecíveis
O verão estendido de 2014 trouxe seca, mas também foi a principal razão para o aumento nas vendas de sorvetes. A categoria foi o destaque da cesta Perecíveis: 19,7% de crescimento em volume, e 21,5%, em receita

Bazar
A cesta perdeu participação nas vendas do autosserviço, mas alguns segmentos foram bem. Sua linha mais forte, a de itens para cozinha cresceu 6,2% em 2014

Bebidas
Com sol mais presente que de costume, 2014 foi um ótimo ano para a cesta de Bebidas. Muitas se deram bem, entre elas os energéticos que, com embalagens mais em conta, cresceram 17,7% em volume

Eletroeletrônicos
Café é sempre bom, se for mais prático de fazer e continuar saboroso, melhor ainda. As cafeteiras elétricas ilustram bem essa ideia e se destacam entre os eletrônicos. Em receita, suas vendas cresceram 12% em 2014

Higiene e Beleza
A cesta que se comportou muito bem em 2014, teve como destaque os Oral Care, itens de higiene bucal, que cresceram 25% em receita, muito em função da sofisticação dos cremes dentais

Limpeza
Águas sanitárias e alvejantes foram os grandes destaques da cesta Limpeza em 2014. A categoria apresentou expansão de 7,7% em faturamento e maior contribuição veio dos itens sem cloro, com maior valor agregado

Benefícios
Os programas de fidelidade ou de recompensas crescem cada vez mais no varejo supermercadista. Nesta reportagem, SuperHiper mostra as modalidades existentes e como usá-las da melhor maneira em sua loja para entender quem é e o que seu cliente quer

Fevereiro/2015

Capa
Um dos períodos mais prósperos para o varejo, a Páscoa, está chegando. SuperHiper apresenta os principais lançamentos da indústria e mostra algumas das melhores estratégias no ponto de venda para destacar o que há de mais atrativo no mix de Páscoa para 2015; um ano desafiador para o varejo, em razão das turbulências econômicas do País

Solução de compra
Conheça o Supermercado +Fácil, novo conceito de solução de compra implantado pelo supermercado São Sebastião, de Barra Mansa (RJ). Em seis meses, o novo layout já se traduziu num ganho de 6,3% no tíquete médio

Exclusiva
Fernando Bara, principal executivo da rede paulista de atacarejo, Tenda, fala sobre o forte crescimento da empresa no mercado nacional e revela como tem sido a experiência internacional da companhia, que desde 2009 atua em Angola, onde expande seu faturamento em mais de 50% ao ano

Global NRF
A Big Show NRF 2015, um dos maiores eventos de varejo do mundo, destacou a
importância da loja física no conceito de omnichanel, tratou das transformações que os hábitos de consumo dos millenials (geração y) provocam no mix das lojas e mostrou as principais novidades tecnológicas do setor

Gestão
Num sistema tributário tão complexo, conhecer a fundo quais são as obrigações de sua empresa e prever a incidência de impostos sobre ela é uma forma eficaz de evitar surpresas desagradáveis e, muitas vezes, torná-la ainda mais competitiva no mercado

Perfil indústria
O mercado de água de coco ganha mais um concorrente e o leitor de SuperHiper tem o privilégio de conhecê-lo em primeira mão neste perfil. A indústria Frysk, do Grupo Aurantiaca, chega ao segmento com a marca Obrigado e prometendo um produto com alto grau de pureza

Janeiro/2015

Capa
O advento das tecnologias móveis, como smartphones e tablets, está trazendo novas possibilidades ao autosserviço brasileiro, seja para vender, gerir o seu negócio ou oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente. Prepare-se, pois, de acordo com os especialistas, este é um caminho sem volta. Confira nesta reportagem exemplos do que está à disposição do setor

Especial Acre
Repleto de histórias e particularidades, o Acre possui um varejo local forte e um mercado consumidor que reserva boas oportunidades, tanto que já conta com a presença de importantes multinacionais do setor. A reportagem de SuperHiper visitou o estado para retratar como anda e como opera o autosserviço acreano

Sustentabilidade
Alguns estados brasileiros já sediaram o curso de Boas Práticas em Refrigeração Comercial, fruto de um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e a Abras. Os cursos são gratuitos e têm como objetivo capacitar milhares de técnicos de manutenção quanto ao correto manuseio e redução do consumo do gás HCFC-22

Estratégia
Na hora de reformar a sua loja, busque por materiais e tecnologias que estejam alinhados às novas demandas e necessidades do mercado. Todo investimento neste sentido deve ser bem planejado para melhorar a eficiência operacional e financeira da loja. Confira as dicas

Segmento
O Brasil é um dos países mais aquecidos e promissores quando o assunto é o cuidado para os cabelos, tanto que possui o segundo maior mercado do mundo. E diante de um número cada vez maior de xampus, condicionadores e cremes, é importante saber como organizar a gôndola e o que manter nela

Dezembro/2014

Perspectivas
O economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, analisa o atual cenário e traça as perspectivas para a economia brasileira em 2015

Pesquisa Tendências
Apesar de 2015 ser anunciado como um ano de austeridade, com redução nas políticas de estímulo ao consumo, os supermercadistas acreditam que suas empresas, e também o País, crescerão

Setor
Em linha com o mercado de consumo brasileiro, e na contramão da estagnação do PIB nacional, os supermercados crescem mais do que a média dos demais setores da economia

Indústria
Saiba como foi o desempenho em 2014 e quais são as expectativas para 2015 de cinco segmentos industriais de bens de consumo tradicionalmente parceiros do autosserviço supermercadista

Consumidor
A Kantar Worldpanel estudou e analisou o consumidor ao longo de 2014 e sua pesquisa revela mudanças no comportamento de compra resultantes dos rumos econômicos do País. Veja quais são e o que significam essas mudanças

Eventos
Os produtos que mais bem atenderam à demanda dos consumidores em 2014, na visão dos supermercadistas, receberam o tradicional prêmio Lançamento do Ano em solenidade que teve cobertura exclusiva de SuperHiper

O Dia Nacional do Supermercado foi comemorado pelo setor e seus parceiros. Premiações, como o Troféu Ponto de Encontro, e homenagens foram realizadas na ocasião, em que a nova diretoria da Abras para o biênio (2015-2016) foi apresentada

Balanço Abras
Ao fim do primeiro biênio (2013/2014) da gestão Fernando Yamada à frente da Abras,SuperHiper faz um balanço das realizações e traz algumas das ações que serão implementadas para os próximos dois anos

Calendário
Programe-se para os principais eventos do setor em 2015...
Fique de olho nas grandes datas promocionais do próximo ano e aproveite para elevar suas vendas

Artigo
O especialista em prevenção de perdas, Carlos Eduardo Santos, escreve sobre o RFID, tecnologia que até pouco tempo era “coisa do futuro”, mas que está cada vez mais real e presente na operação varejista

Veja mais: