(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Novembro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Junho/2016

Capa
Pesquisa, feita pela GfK, com exclusividade para SuperHiper, revela quais são os Perfis (predominantes) de Gestores do Pequeno Varejo brasileiro. Identifique qual dos perfis é o que mais se parece com você

Mercado de Vizinhança
O 6o Estudo Mercado de Vizinhança mostra que, mesmo diante das atribulações político-econômicas vividas pelo Brasil nos últimos anos, em 2015, os pequenos supermercados apresentaram crescimento de, em média, 7%

Ranking
SuperHiper traz o 1o Ranking de Eficiência das Empresas de Supermercadosde Pequeno Porte e conta a história de alguma delas, mostrando que trabalhoduro e inteligência são os melhores remédios para a crise

Nova Loja
A rede Condor, com 42 anos de história e atuação exclusiva no mercado paranaense, inaugurou sua primeira loja fora do estado. A 42a unidade da empresa foi inaugurada na cidade de Joinville (SC)

Premiação
A tradicional premiação do Salão Internacional da Alimentação - Sial Paris, da qual SuperHiper participa, cobrindo e indicando as principais novidades da indústria do Brasil, ocorreu em abril e teve, como premiado nacional, o produto...

Especial
O café não é mais commodity e, a cada ano, ganha mais opções de "valor agregado". São algumas as alternativas para ganhar mais com a categoria: cápsulas, sachês e o tradicional torrado e moído têm ganhado sofisticação

Sustentabilidade
Para cumprir a Lei 12.305/10, sobre o descarte de resíduos sólidos, um acordo setorial foi feito em 2015. Como signatária do acordo, a Abras tem realizado, pelo Brasil, encontros com supermercadistas para esclarecer a questão. Saiba mais

Calendário
A Olimpíada está aí e não é possível esperar para intensificar treinamentos e planejar ações promocionais para o período. SuperHiper traz, nesta reportagem, orientações para os supermercados aproveitarem, da melhor maneira, o evento

Junho/2016

- Desemprego atinge 11,2% e massa salarial tem queda de 3,3%
- Variação de principais preços do setor é de 14,63% em 12 meses
- Preços na Região Nordeste têm queda de -2,10% em maio
- Varejo melhora em maio, mas acumula -6,9% no ano
- Estancar a queda do emprego é crucial para retomada do setor
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Maio/2016

- Desemprego segue em elevação e atinge marca recorde de 10,9%
- Variação de preços nos supermercados continua elevada
- Preços na Região Sudeste apresentaram alta de 2,86% em abril
- PMC: comércio varejista registra recuo de -5,8% em 12meses
- Expectativas do Consumidor começam finalmente a melhorar
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Maio/2016

Capa
Para abrir o estudo Consumidores e Categorias, anualmente realizado pela Kantar Worldpanel e publicado por SuperHiper, a revista entrevistou alguns especialistas em gerenciamento por categoria (GC), com a finalidade de mostrar que o GC é só a ponta do iceberg de um trabalho que começa bem antes, com a compreensão de dados-chave dos hábitos de consumo e da jornada de compra do shopper.

Evento
Jantar do Ranking reuniu empresários de toda a cadeia e trouxe números que atestam: em 2015, setor continuou a investir e contratar

Premiação
Além de palestras, discursos e muito relacionamento, Jantar premiou os 20 maiores supermercadistas do Ranking Abras/SuperHiper

Workshop
Abras promove evento sobre gerenciamento por categoria, em Natal (RN), que aborda questões chave deste conceito, importante "aliado" para as vendas

Regionais
As principais informações sobre o comportamento de compra dos shoppers por região do País são destacadas nesta reportagem

Mercearia seca
Cesta mais significativa do segmento, mercearia seca é um "termômetro" de vendas que, neste ano, aferiu queda em valor e volume

Refrigerados
Também conhecidos como perecíveis industrializados, cesta cresce em receita, embora caia em volume e perca frequência de compra

Mercearia líquida
A cesta foi uma das que mais perderam vendas, em valores, em 2015. Seu gasto médio, para se ter ideia, caiu -7,6%, no período

Higiene e beleza
Cesta ganhou receita (2%), mas perdeu volume (4,7%). Com o bolso apertado, consumidor não abriu mão dos itens, mas racionalizou a compra

Limpeza
Assim como higiene e beleza, limpeza aumentou receita e reduziu volume. Cesta teve aumento de preço médio de 6,7% em 2015

Bazar
Com alto valor agregado, a cesta, composta de itens como ração animal, perdeu receita (13,9%) e volume (6%).

Abril/2016

- Ainda em alta,desemprego atinge 10,2%, segundo a PNAD contínua
- Preços nos supermercados acumulam aumento de 17,95%
- Apesar de queda - 1,69%, Região Norte continua a mais cara
- PMC: comércio varejistaregistra recuo de -5,3% em 12meses
- IBC-Br recua menos que o esperado, mas recessão continua
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Abril/2016

Capa
Depois de 13 anos sem retração, o autosserviço apresentou queda no índice de faturamento. A alta nominal foi de 7,1%, mas a inflação impactou o desempenho real do setor, cuja queda foi de -3,25%. No ano passado, o varejo alimentar alcançou uma receita bruta de R$ 315,8 bilhões

Exclusiva
O futuro do varejo, num mundo cada vez mais digital, foi o principal tema do bate-papo com o coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM e ex-executivo do setor, Ricardo Pastore

Calendário
O inverno vem aí e, com ele, os bons ventos trazidos pelas Festas Juninas, que se estendem por toda a estação. Reportagem traz referências de como preparar a loja para que este período gere bons negócios


Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas faturaram, em 2015, R$ 256,8 bilhões. Grupo registrou avanço nos principais indicadores de desempenho

Atividades
Cash & Carry ganha importância entre os modelos de negócio em que as empresas do Ranking atuam

Investimentos
Busca por crescimento orgânico e eficiência geraram desembolso de R$ 3,9 bilhões, valor quase 60% superior ao previsto para o período

Análise das 300
Grupo, que faturou R$ 251,6 bilhões, registrou crescimento em diversos indicadores de eficiência

Análises das 50 maiores
Estudo traz as movimentações e desempenho do seleto grupo das 50 maiores do setor

Tabela das 500 maiores
Análises das pequenas
O grupo das 592 empresas, posicionadas entre a 501a e 1.092ª posições, registraram R$ 3,4 bilhões em receita

Tabela da 501a à 1.092a
Análise Regional
Estudo revela as principais tendências e práticas realizadas pelo autosserviço brasileiro, em 2015

Análises Regionais
Análises por regiões mostram a participação que cada estado e região exercem no faturamento e na quantidade de lojas operadas pelo setor

Perfil SH
Um dos homens que ajudaram a firmar as bases do varejo alimentar de autosserviço no Brasil, Antonio Carlos Ascar é o perfilado desta edição e nos presenteia com saborosas histórias “escritas” ao longo de mais 50 anos de setor

Veja mais: