(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Março/2015

Capa
Em sua 16ª edição, a pesquisa Líderes de Vendas, desenvolvida pela Nielsen, mostra como ficou a disputa entre as marcas de 220 categorias pela preferência dos consumidores brasileiros. O estudo traz ainda indicadores de vendas de itens industrializados. Em 2014, o desempenho foi bom

Calendário
Numa das datas mais rentáveis do varejo, o Dia das Mães, saiba identificar o perfil de consumidoras que frequentam sua loja, que além de mais influentes estão cada vez mais heterogêneas

Evento
Em seu 16o ano seguido de realização, o Café da Manhã Líderes de Vendas homenageou as empresas que encabeçam as 220 categorias de produtos analisadas pela pesquisa homônima

Alimentos
Embalagens cartonadas mais em conta ensejaram o aumento no consumo e na frequência de compra da categoria leite condensado, que cresceu 10% em receita e 8,5% em volume em 2014

Alimentos Perecíveis
O verão estendido de 2014 trouxe seca, mas também foi a principal razão para o aumento nas vendas de sorvetes. A categoria foi o destaque da cesta Perecíveis: 19,7% de crescimento em volume, e 21,5%, em receita

Bazar
A cesta perdeu participação nas vendas do autosserviço, mas alguns segmentos foram bem. Sua linha mais forte, a de itens para cozinha cresceu 6,2% em 2014

Bebidas
Com sol mais presente que de costume, 2014 foi um ótimo ano para a cesta de Bebidas. Muitas se deram bem, entre elas os energéticos que, com embalagens mais em conta, cresceram 17,7% em volume

Eletroeletrônicos
Café é sempre bom, se for mais prático de fazer e continuar saboroso, melhor ainda. As cafeteiras elétricas ilustram bem essa ideia e se destacam entre os eletrônicos. Em receita, suas vendas cresceram 12% em 2014

Higiene e Beleza
A cesta que se comportou muito bem em 2014, teve como destaque os Oral Care, itens de higiene bucal, que cresceram 25% em receita, muito em função da sofisticação dos cremes dentais

Limpeza
Águas sanitárias e alvejantes foram os grandes destaques da cesta Limpeza em 2014. A categoria apresentou expansão de 7,7% em faturamento e maior contribuição veio dos itens sem cloro, com maior valor agregado

Benefícios
Os programas de fidelidade ou de recompensas crescem cada vez mais no varejo supermercadista. Nesta reportagem, SuperHiper mostra as modalidades existentes e como usá-las da melhor maneira em sua loja para entender quem é e o que seu cliente quer

Fevereiro/2015

Capa
Um dos períodos mais prósperos para o varejo, a Páscoa, está chegando. SuperHiper apresenta os principais lançamentos da indústria e mostra algumas das melhores estratégias no ponto de venda para destacar o que há de mais atrativo no mix de Páscoa para 2015; um ano desafiador para o varejo, em razão das turbulências econômicas do País

Solução de compra
Conheça o Supermercado +Fácil, novo conceito de solução de compra implantado pelo supermercado São Sebastião, de Barra Mansa (RJ). Em seis meses, o novo layout já se traduziu num ganho de 6,3% no tíquete médio

Exclusiva
Fernando Bara, principal executivo da rede paulista de atacarejo, Tenda, fala sobre o forte crescimento da empresa no mercado nacional e revela como tem sido a experiência internacional da companhia, que desde 2009 atua em Angola, onde expande seu faturamento em mais de 50% ao ano

Global NRF
A Big Show NRF 2015, um dos maiores eventos de varejo do mundo, destacou a
importância da loja física no conceito de omnichanel, tratou das transformações que os hábitos de consumo dos millenials (geração y) provocam no mix das lojas e mostrou as principais novidades tecnológicas do setor

Gestão
Num sistema tributário tão complexo, conhecer a fundo quais são as obrigações de sua empresa e prever a incidência de impostos sobre ela é uma forma eficaz de evitar surpresas desagradáveis e, muitas vezes, torná-la ainda mais competitiva no mercado

Perfil indústria
O mercado de água de coco ganha mais um concorrente e o leitor de SuperHiper tem o privilégio de conhecê-lo em primeira mão neste perfil. A indústria Frysk, do Grupo Aurantiaca, chega ao segmento com a marca Obrigado e prometendo um produto com alto grau de pureza

Janeiro/2015

Capa
O advento das tecnologias móveis, como smartphones e tablets, está trazendo novas possibilidades ao autosserviço brasileiro, seja para vender, gerir o seu negócio ou oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente. Prepare-se, pois, de acordo com os especialistas, este é um caminho sem volta. Confira nesta reportagem exemplos do que está à disposição do setor

Especial Acre
Repleto de histórias e particularidades, o Acre possui um varejo local forte e um mercado consumidor que reserva boas oportunidades, tanto que já conta com a presença de importantes multinacionais do setor. A reportagem de SuperHiper visitou o estado para retratar como anda e como opera o autosserviço acreano

Sustentabilidade
Alguns estados brasileiros já sediaram o curso de Boas Práticas em Refrigeração Comercial, fruto de um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e a Abras. Os cursos são gratuitos e têm como objetivo capacitar milhares de técnicos de manutenção quanto ao correto manuseio e redução do consumo do gás HCFC-22

Estratégia
Na hora de reformar a sua loja, busque por materiais e tecnologias que estejam alinhados às novas demandas e necessidades do mercado. Todo investimento neste sentido deve ser bem planejado para melhorar a eficiência operacional e financeira da loja. Confira as dicas

Segmento
O Brasil é um dos países mais aquecidos e promissores quando o assunto é o cuidado para os cabelos, tanto que possui o segundo maior mercado do mundo. E diante de um número cada vez maior de xampus, condicionadores e cremes, é importante saber como organizar a gôndola e o que manter nela

Dezembro/2014

Perspectivas
O economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, analisa o atual cenário e traça as perspectivas para a economia brasileira em 2015

Pesquisa Tendências
Apesar de 2015 ser anunciado como um ano de austeridade, com redução nas políticas de estímulo ao consumo, os supermercadistas acreditam que suas empresas, e também o País, crescerão

Setor
Em linha com o mercado de consumo brasileiro, e na contramão da estagnação do PIB nacional, os supermercados crescem mais do que a média dos demais setores da economia

Indústria
Saiba como foi o desempenho em 2014 e quais são as expectativas para 2015 de cinco segmentos industriais de bens de consumo tradicionalmente parceiros do autosserviço supermercadista

Consumidor
A Kantar Worldpanel estudou e analisou o consumidor ao longo de 2014 e sua pesquisa revela mudanças no comportamento de compra resultantes dos rumos econômicos do País. Veja quais são e o que significam essas mudanças

Eventos
Os produtos que mais bem atenderam à demanda dos consumidores em 2014, na visão dos supermercadistas, receberam o tradicional prêmio Lançamento do Ano em solenidade que teve cobertura exclusiva de SuperHiper

O Dia Nacional do Supermercado foi comemorado pelo setor e seus parceiros. Premiações, como o Troféu Ponto de Encontro, e homenagens foram realizadas na ocasião, em que a nova diretoria da Abras para o biênio (2015-2016) foi apresentada

Balanço Abras
Ao fim do primeiro biênio (2013/2014) da gestão Fernando Yamada à frente da Abras,SuperHiper faz um balanço das realizações e traz algumas das ações que serão implementadas para os próximos dois anos

Calendário
Programe-se para os principais eventos do setor em 2015...
Fique de olho nas grandes datas promocionais do próximo ano e aproveite para elevar suas vendas

Artigo
O especialista em prevenção de perdas, Carlos Eduardo Santos, escreve sobre o RFID, tecnologia que até pouco tempo era “coisa do futuro”, mas que está cada vez mais real e presente na operação varejista

Novembro/2014

Capa
O verão traz diversas oportunidades para o varejo supermercadista, mas, ao mesmo tempo, muitos desafios. É por isso que o setor, de uma forma geral, está se preparando com antecedência para ampliar os estoques de produtos amplamente consumidos neste período, conforme aponta a nova Pesquisa Verão Abras. E para um planejamento seguro, confira também o estudo especial sobre índice de sazonalidade que a Nielsen preparou com exclusividade para SuperHiper

Nova loja
Entra em operação a quinta loja do Grupo Santa Lúcia, instalada na cidade de Macapá (AP). Batizada de Supercenter Santa Lúcia, a loja nasceu dentro do conceito de proporcionar aos clientes diversas soluções para o dia a dia


Volta às aulas
Mal as festas de final de ano acabam, sua loja precisa estar preparada para atender a primeira demanda do ano. Veja nesta reportagem, as novidades da indústria e como promovê-las de forma eficiente


Orgânicos
Com a tendência de adotar hábitos saudáveis e buscar maior qualidade de vida, o consumidor busca cada vez mais os produtos orgânicos. Conheça o desenvolvimento desse segmento e as perspectivas e oportunidades para os supermercados

Garantia estendida
A venda do seguro de garantia estendida ganha espaço no autosserviço.
Mas fica o alerta: este seguro não poder ser oferecido de maneira ostensiva. Leis recentes estabelecem deveres e direitos


Especial RH
6o estudo Capital Humano em Supermercados, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, revela as principais características da mão de obra nos supermercados brasileiros e como o varejista efetua a gestão do seu contingente profissional


Categorias
A indústria de higiene bucal investe e amplia a oferta de produtos com maior valor agregado. Este setor está em expansão e prevê dobrar o seu faturamento até 2017


Internacional
O Sial Paris, um dos maiores eventos de alimentação do mundo, trouxe uma análise sobre as mudanças de hábitos do consumidor e a forma de se alimentar dos últimos 50 anos. Confira também nesta reportagem os conceitos que pautam a alimentação atual em diversos cantos do planeta e as inovações apresentadas por indústrias de vários países

Outubro/2014

Capa
Com recorde de público, a 48a Convenção Abras cumpriu com a sua missão de zelar pelo desenvolvimento do setor e de gerar relacionamento entre centenas de supermercadistas e fornecedores. O intercâmbio de ideias, por meio de importantes palestras que colocaram em pauta desafios, oportunidades, boas práticas e tendências para o setor, e o estímulo à geração de novos negócios reforçaram o formato bem-sucedido do evento de atuar como um verdadeiro centro de fomento ao autosserviço brasileiro. A abertura da Convenção Abras contou com o anúncio da criação da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs)

Nova Loja
Passeie com SuperHiper pelo mais novo St. Marchet. A 16a unidade da rede paulista, que nos últimos sete anos inaugurou quinze lojas, caracteriza-se pela abundância de cores, informações, originalidade e sabores exclusivos

Workshop Alas
Realizado em paralelo à Convenção Abras, o Workshop da Associação Latino-americana de Supermercados (Alas) superou as expectativas e reuniu mais de 270 participantes vindos de nove países da América Latina e dos Estados Unidos. Em pauta, destaque para os debates em torno da prevenção de perdas nas lojas

Palestras
A 48a Convenção Abras contou com uma bem estruturada programação de palestras, ministradas por lideranças supermercadistas e, inclusive, por especialistas internacionais

Horst Paulmann, fundador do grupo Cencosud:
A trajetória do Grupo Cencosud ............................................................ 58

Dom Sagolla, co-criador da rede social Twitter:
Como fazer bom uso das Redes Sociais .......................................................62

Painel Sustentabilidade:
Geração de riqueza através dos resíduos sólidos ......................................64

Peter Estermann, VP do Grupo Pão de Açúcar (GPA):
Os desafi os econômicos para o varejo e as estratégias do GPA para crescer ...72

Sucharita Mulpuru, VP da ForresterResearch:
Como o acesso digital está transformando a experiência de compra ........76

Charles Desmartis, do Grupo Carrefour:
O rejuvenescimento e estratégias do Carrefour para avançar no Brasil ......80

Guilherme Loureiro, CEO do Walmart Brasil:
Os passos para obter efi ciência nos negócios ..................................... 84

John Mackey, fundador e co-CEO da WholeFoods:
Capitalismo Consciente .......................................................................... 88

Painel de Economia:
Perspectivas e Tendências da Economia Brasileira e seus Impactos sobre o Autosserviço...............................................94

Exposição de Tecnologia

Há quatro anos, a Convenção Abras também abraçou a missão de ser uma vitrine para as inovações tecnológicas que tanto colaboram para a profissionalização do varejo. Nesta edição, a 4a Exposição de Tecnologia
reuniu um seleto grupo de fornecedores que apresentaram ao público soluções e tendências voltadas à efi ciência, agilidade e segurança das lojas

Festas Natalinas
O Final de ano se aproxima e as oportunidades de vendas também. O período é um dos mais importantes em termos de consumo e concentra um alto fl uxo de inovações e iniciativas por parte das indústrias. Portanto, está na hora de se preparar para encerrar o ano com pé direito

Veja mais: