(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Outubro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Outubro/2015

Capa
O presidente da Abras, Fernando Yamada, abriu a 49ª Convenção Abras afirmando que para uma classe empresarial que resistiu a períodos de hiperinflação, a atual turbulência por que passa o País será superada antes do que se imagina. No evento, que teve como tema “Um supermercado para cada consumidor”, palestrantes, economistas, supermercadistas de Norte a Sul e fornecedores de produtos e serviços debateram como driblar a instabilidade e reverter a situação em seus negócios

Workshop Alas
A principal mensagem deixada pelos palestrantes do Workshop Alas, realizado em paralelo à Convenção Abras, foi que é preciso potencializar a interação de seu negócio com clientes, colaboradores e fornecedores, para aprimorar e alavancar resultados

Palestra
Phil Lempert, americano conhecido como “The Supermarket Guru”
Servir bem para servir sempre................................................................

Justin Smith, executivo da área de sustentabilidade do Woolworths
Woolworths, um modelo verde e maduro.....................................................

Marlin Hutchens, vice-presidente Operacional do Walgreens
O segredo da longevidade do Walgreens......................................................

Bloco do Conhecimento 1
Painel com executivos do varejo, indústria e institutos de pesquisas destacou que as novas demandas dos clientes, ainda que desafiadoras, criam mais oportunidades do que ameaças para a atividade supermercadista..................

Bloco do Conhecimento 2
Painel mostrou o contexto econômico vivido pelo País, trouxe dicas para os empresários do setor venderem mais neste momento e ainda deu exemplos de empresas que, mesmo na “turbulência”, investem e até crescem.....................................................................................

Paul Foley, especialista em hard discount e ex-CEO do Grupo Aldi
Por dentro da fórmula de sucesso do hard discount......................................

Aldo Musacchio, economista formado pela Universidade de Harvard
Um olhar externo sobre a crise econômica..........................................

Fernando Yamada, presidente da Abras
Mais oportunidades do que lamentos.......................................................

Exposição de Tecnologia
Com a missão de inspirar as melhores práticas no setor supermercadista, importantes inovações e tendências tecnológicas voltadas à eficiência, produtividade e segurança das lojas foram apresentadas durante a 5ª Exposição de Tecnologia, realizada na Convenção Abras

Tendências
A mudança de comportamento dos brasileiros — famílias menores, mais pessoas morando sozinhas —, tem impactado o desenvolvimento de embalagens, que precisam ser práticas para atender as necessidades por conveniência, praticidade e sustentabilidade. Hoje, quem comanda as mudanças são os consumidores

Especial Festas
Neste ano marcado por crise econômica e retração do consumo, o desafio das indústrias se torna maior para aumentar ou, pelo menos, manter as vendas do período de festas. No entanto, estão inovando e se preparando para reverter o quadro

Outubro/2015

- Desemprego fica estável, mas massa salarial real cai 6,1% em 1 ano
- Abrasmercado varia 0,84% e acumula 11,87% em um ano
- Região Norte tem a variação mais alta do País: 3,60%
- Atividade varejista mostra queda de -3,0% no ano
- Recessão brasileira já afeta os outros países da América Latina
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Setembro/2015

Capa
Especialistas em gerenciamento por categoria, em shoppers e, consequentemente, em planogramas falam sobre a ciência que está por trás das gôndolas. Reportagem também mostra exemplos práticos aplicados após estudos pela indústria e varejo, na disposição de produtos nas prateleiras e que impulsionam e ampliam significativamente as vendas

Exclusiva
A terceirização é assunto do momento nas questões trabalhistas e mostrar os impactos que ela trará para a economia brasileira é a missão da economista Cláudia Viegas, da LCA Consultores, nesta entrevista

Fórum
O terceiro Fórum de Prevenção de Perdas, realizado em agosto pela Abras, destaca a necessidade da cadeia de abastecimento trabalhar em conjunto, em busca do ganha-ganha, visando estancar as tão temidas perdas

Pesquisa Perdas
15a pesquisa sobre perdas apresenta número maior de empresas preocupadas em identificar as causas

Ruptura
A partir desta edição, SuperHiper trará índices sobre rupturas, estoque virtual e disponibilidade em prateleira, calculados pela solução NeoGridSupply Chain Benchmark Poweredby Nielsen

Artigo
O advogado Humberto Braga alerta sobre a lei que proíbe vendas a menores de idade, que agora é pra valer

Especial
Pela 15a vez, a Abras faz uma radiografia completa das atividades das redes e associações de negócios no País, apresentando:
Os dados gerais do segmento no País
O 15o Ranking de Redes
Como é a gestão e operação das redes
Caso RedeCen – A rede das rede

Categorias
De olho no comportamento dos consumidores, indústria aposta pesado em segmentos como refrigerados e integrais. Reportagem traz as novidades e como trabalhar as categorias no ponto de venda

Setembro/2015

- Desemprego atinge 7,6% e massa salarial real cai 5,4% em 12 meses
- Abrasmercado cai em agosto mas em 12 meses supera o IPCA
- Região Norte tem queda de preços mas continua a mais cara
- Atividade varejista mostra queda de -2,4% no ano
- Incerteza política faz dólar superar R$ 4 pela primeira vez
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Agosto/2015

- PME: Desemprego amplia a sua escalada e atinge 7,5% em julho
- No acumulado de 12 meses, Abrasmercado supera IPCA
- Com variação negativa, Região Norte continua a mais cara do País
- PIB mostra retração e economia entra em recessão técnica
- Autosserviço sente impacto da queda da renda do trabalhador
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Agosto/2015

Capa
O consumidor nunca exerceu tanta influência na dinâmica do varejo alimentar quanto hoje e a busca pelo saudável, pela praticidade e pela sofisticação cresce a cada dia. Este movimento, porém, está só começando e cabe ao varejo estar atento para alinhar o seu sortimento com as atuais necessidades e expectativas dos consumidores.

Destaque
Entrevista traz uma análise sobre o perfil, comportamento e expectativas do consumidor, sob a ótica do britânico Paul Foley, ex-CEO da Aldi para o Reino Unido e Irlanda e, atualmente, fundador e sócio diretor da Foley Retail Consulting. O executivo será palestrante da Convenção Abras 2015.

Especial
As crianças estão mais influentes na rotina de abastecimento do lar, fato que traz boas oportunidades para o autosserviço. Ações para cativar o público infantil, portanto, devem estar presentes no planejamento das empresas.

Boas práticas
A busca por praticidade e sofisticação traz novas dinâmicas para os diversos setores de uma loja, inclusive para o açougue. Assim, a procura por cortes especiais vem crescendo. Importantes passos, no entanto, devem ser seguidos por quem deseja rentabilizar o açougue e investir em cortes especiais.

Energia
Que lojas bem iluminadas são mais vendedoras, ninguém tem dúvida, mas, com os sucessivos aumentos nas tarifas públicas de energia, a conta ficou mais salgada para o varejista. Para lidar com essa questão, SuperHiper buscou alternativas para ajudar o setor a economizar.

Veja mais: