Limitar o crédito à clientela, diminuir a emissão de cartões próprios, reduzir a capacidade de parcelamento e ampliar o capital de giro.
Essas são as apostas feitas por redes como Magazine Luiza, O Boticário, Telhanorte, Riachuelo e Raia Drogasil para enfrentar a retração econômica e manter o crescimento.
Para conseguir isso, além da redução dos parcelamentos sem juros, há quem pretenda reduzir a emissão de cartões próprios (private label). "A crise nos impõe a olhar para o nosso caixa. Hoje temos 26 milhões de cartões emitidos com a marca Riachuelo. Ao mês, a emissão chega a 150 mil. Vamos reduzir a emissão para preservar as nossas contas", diz o presidente da rede de vestuário, Flávio Rocha.
Além dessa medida, a marca tem prestado mais atenção nos processos logísticos para abrir o seu canal de venda on-line. "Estamos integrando os processos para no começo de 2017 abrir nosso e-commerce", acrescenta Rocha.
Na rede de home center Telhanorte as mudanças giram em torno da concessão de crédito direto com as instituições bancárias, tirando do varejista o financiamento do consumo.
A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, sugere que o governo avalie melhor o financiamento do consumo por meio do varejo. "Temos que destravar a economia, mas não podemos fazer sozinhos", sublinha.
Veículo: Jornal DCI