ABRAS e UNECS apresentam Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo em Brasília

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ABRAS e UNECS apresentam Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo em Brasília

A apresentação aconteceu durante o evento Ranking ABRAS 2015,  promovido pela entidade para apresentar a evolução do setor supermercadista no País, e reuniu mais de 500 convidados

 

 

 

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) apresentaram na noite de ontem (28), em Brasília, a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo. A apresentação aconteceu durante o evento Ranking ABRAS 2015, tradicionalmente realizado pela entidade para apresentar os principais dados do setor supermercadista do Brasil, e reuniu mais de 500 convidados.

 

Na presença dos parlamentares, empresários do varejo de autosserviço, presidentes das associações estaduais de supermercados, outras autoridades políticas e parceiros da indústria, o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, destacou a importância da nova frente, que foi instalada noCongresso Nacional no dia 9 de abril (registrada e publicada no site da Câmara, dia 24/4).

 

“Faz muito tempo que o comércio espera ter uma frente parlamentar. Foi com muito trabalho que conseguimos isso, um esforço conjunto. Nós vamos assumir o compromisso de manter uma Frente atuante. O Brasil está começando a vislumbrar um futuro melhor, e é nossa obrigação contribuir para que isso aconteça. E, vamos juntos, ABRAS e UNECS, lutar para melhorar o setor de Comércio e Serviços do País”, destacou Yamada.

 

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Honório Pinheiro, complementou Yamada destacando a força da Frente para impulsionar as demandas do setor de comércio e serviço. “Para nós é uma alegria a chegada ao fim desses anos de espera. Com a nova Frente vamos contribuir para melhorar o desenvolvimento do Brasil.”

 

Já o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, deputado Manoel Junior (PMDB – PB), disse que a Frente tem o objetivo de fomentar a modernização e o empreendedorismo do setor de comércio e serviço. “Vamos apoiar medidas que fortaleçam e impulsionem o setor, gerador de mais de 70% dos empregos formais e responsável por 67,4% do PIB Nacional”.

 

A noite de ontem foi muito importante e especial, de acordo com o vice- presidente executivo da Frente, o deputado Rogério Marinho (PSDB – RN). “Primeiro porque a ABRAS trouxe o evento para Brasília, com um sinal de apreço com a gente. As oportunidades para o setor estão no parlamento. A Frente está focada na modernização e empreendedorismo do setor de comércio e serviços. E estamos prontos e solidários para lutar para que esse desenvolvimento aconteça”.

 

O vice-presidente Institucional da Frente Parlamentar, deputado Laércio Oliveira (SD-SE) ressaltou a importância do empresariado na constituição da Frente. “Acredito que agora seremos muito mais fortes. É muito importante saber que a Frente Parlamentar Mista funciona com a presença dos empresários, que precisam estar envolvidos em trabalhar e fazer acontecer. Essa não pode ser mais uma Frente só para ficar no papel e tirar fotografias. É possível conseguir produzir muito mais em favor do nosso negócio, e participando das reuniões é que iremos conseguir isso.”

 

 

A Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo foi criada com o objetivo de organizar uma força legislativa que auxilie na formulação de diretrizes que apoiem o setor, tais como: simplificação da carga tributária, regulação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, empreendedorismo e  desburocratização, entre outros. E já conta com a adesão de 250 deputados e 21 senadores.Clique aqui e conheça a coordenação executiva da Frente.

 

 

Ranking ABRAS 2015


Durante o evento foi apresentada a 38ª edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a empresa de pesquisas Nielsen. O estudo traz os principais dados do setor supermercadista brasileiro, que em 2014 registrou alta real de 1,8% no faturamento, alcançando receita de R$ 294,9 bilhões no ano. O resultado representa 5,3% do PIB (baseado na nova metodologia de cálculo do governo).

“O Ranking ABRAS mostra a importância do setor para a economia do País, para o mercado de consumo, e para a sociedade, como grandes empregadores e como maiores distribuidores de alimentos, bebidas e produtos de limpeza, higiene e beleza. O setor vai continuar crescendo. Estamos otimista, independentemente da situação econômica do País, e vamos trabalhar pela união cada vez maior,  em favor do comércio e serviços”, afirmou o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.

 

O presidente da Nielsen, Luiz Arjona, que no evento apresentou os principais números do Ranking ABRAS, destacou que a Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper ajuda a fomentar o crescimento do mercado de serviços no Brasil. “Estar aqui nesta noite é celebrar o papel que o setor tem no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O crescimento da economia depende do consumo, e o varejo alimentar atinge 100% dos lares brasileiros. O setor supermercadista cresceu pelo 11º ano consecutivo, registrando um faturamento de quase R$ 300 bilhões. É um setor competitivo, e que para continuar crescendo precisa estar alerta às necessidades dos consumidores, que pelo que pesquisamos, estão cada vez mais multicanais, e optando por grandes lojas e lojas de vizinhança, o que é uma grande vantagem para o setor.”

 

Números do setor


A pesquisa Ranking ABRAS destaca ainda que o setor fechou 2014 com 83,6 mil lojas, e mais de 1,765 milhão de funcionários diretos. Somados os colaboradores indiretos, chega a empregar cerca de 6,8 milhões de trabalhadores.

Outro dado importante registrado no Ranking ABRAS/Superhiper 2015 é a evolução da metragem quadrada e do número de check-outs do setor. O que, em números absolutos, passou de 21,1 milhões de m² de área de vendas, para 21,3 milhões de m²; crescimento de, aproximadamente, 0,8%. A expansão do número de check-outs, no período, foi um pouco maior: 1,1%, que, em números absolutos, equivale a 2.317 mil PDVs a mais em 2014.  Veja os principais números do setor no País:


Na noite de ontem (28) as 20 maiores empresas supermercadistas do País foram homenageadas. Os empresários e executivos que as representaram no evento receberam placas que registraram a colocação das empresas no Ranking. Juntas, as 20 empresas passaram de um faturamento de R$ 172,1 bilhões, registrado em 2013, para R$ 189,4 bilhões, em 2014, uma evolução de 10%.  (Veja abaixo a tabela das 20 Maiores do Ranking).


 

 

Premiações

 

No evento Ranking ABRAS/SuperHiper aconteceram ainda a entrega do Troféu Pesquisa Eficiência SuperHiper, que apura a qualidade e o retorno dos anúncios publicitários. A revista SuperHiper reconhece, com este troféu, a qualidade da comunicação aplicada nos anúncios veiculados na edição de  fevereiro de 2015. A primeira colocada foi a P&G, em segundo lugar ficou a Ajinomoto, seguida da empresa Flora.

Além dessas empresas fornecedoras, o encontro contou com a presença de importantes empresários e executivos da indústria nacional, como os das empresas patrocinadoras: GS1 Brasil, Casa Flora, Garoto, Grupo Petrópolis, Nestlé, Nielsen, Serasa Experian, Sodex, Unilever e Compex. Além dos apoiadores Epson, Queensberry, Rodcar, Salton e Santa Helena.

 

Assembleia ABRAS


Ontem durante a tarde (28), em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), foi realizada a 107ª Assembleia Geral ABRAS, com a presença de mais de 60 conselheiros, entre diretores, membros do conselho consultivo, e presidentes e executivos das 27 Associações Estaduais de Supermercados. Na pauta estavam temas relevantes do setor, como o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Na Assembleia foi aprovado por unanimidade o total apoio à instauração da nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, já com um plano de trabalho para este ano de 2015, contemplando também ações para 2016 e 2017.


Nota: A pesquisa completa do Ranking ABRAS/SuperHiper 2015, com todos os dados sobre a evolução dos supermercados no Brasil,  está publicada na edição de abril da revista SuperHiper, publicação oficial da ABRAS, lançada no evento de ontem.  

 



Natália Lima/Susana Ferraz - Redação Portal ABRAS


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