A ABRAS é a casa dos supermercados brasileiros e, como representante de um dos setores mais importantes para a sociedade, tem em seu DNA todas as características que fazem do varejo alimentar um universo essencial e especial, dentre elas a força, o dinamismo e o espírito em servir.
Sua missão é responder e trabalhar por um setor responsável por movimentar 9% do PIB nacional e por gerar renda para 9 milhões de pessoas colaboradores diretos e indiretos, com um ecossistema que atende 30 milhões de consumidores por dia. O setor supermercadista alcançou R$ 1.001.3 trilhão de faturamento, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança, e-commerce e pequenas empresas do Simples Nacional). Nessa permanente jornada, a entidade conta com o respaldo de 27 associações estaduais de supermercados para mobilizar os empresários do autosserviço e por fazer chegar aos supermercados conhecimento e informações vitais para a sua gestão e progresso.
Há mais de anos, a ABRAS trabalha para representar, desenvolver e qualificar as lideranças e profissionais das empresas supermercadistas, para que estejam sempre prontas a acompanhar o inerente dinamismo do mercado de consumo. E diante do protagonismo que assumiu ao longo dessas décadas, suas ações e contribuições geram impactos não somente para os supermercados, mas para toda a cadeia nacional de abastecimento.
Ao longo desta trajetória, a ABRAS ajudou a profissionalizar e a reinventar a atividade supermercadista para atender um consumidor que também se reinventou diversas vezes nestas décadas, e segue trabalhando intensamente para ampliar a competitividade das empresas varejistas, melhorar o ambiente de negócios no País e ajudar no fortalecimento de uma urgente agenda de ESG em toda a cadeia de abastecimento, dedicada a gerar impacto social, ambiental e corporativo, por meio de altos níveis de governança.
Com operações concentradas em São Paulo e Brasília, a ABRAS exerce um sólido relacionamento político-institucional da classe supermercadista com as autoridades constituídas, que conferem à entidade legitimidade para representar e defender os supermercados do Brasil.
A seguir, conheça os presidentes da ABRAS, desde a sua fundação por Fernando Pacheco de Castro, pioneiro do setor, que em 1953 instalou uma das primeiras lojas no País, o Supermercado Sirva-se, em São Paulo, importante marco do início do autosserviço no Brasil.