Setor supermercadista registra R$ 6,7 bilhões em perdas

Leia em 3min 10s

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,7 bilhões em 2018, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto do setor*, de acordo com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. 

Dentre as principais causas de perdas citadas pelos entrevistados estão: quebra operacional, 40%, furto externo, 20%, erro de inventário, 13%, e furto interno, 7%.  As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) são: FLV (frutas, legumes e verduras), 5,54%, Rotisserie/Comidas Prontas, 5,52%, Padaria e Confeitaria, 4,12%, e Peixaria, 4,04%. 

 

Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano passado foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra e tabletes, queijos, desodorantes, azeites e sabão em pó. 

 

“As perdas e o desperdício estão entre os maiores desafios do setor supermercadista e, somente com o trabalho em conjunto com as redes é que poderemos buscar soluções mais eficazes para mudar esse quadro. A ABRAS atua com afinco, por meio do nosso Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos para identificar os problemas em comum e desenvolver as melhores estratégias para evitar prejuízos. É muito importante entender que a prevenção não é gasto, e sim, investimento”, destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto. 


Perecíveis e não perecíveis 

 

Dentre os principais motivos citados pelos entrevistados sobre as perdas identificadas nos perecíveis estão: validade vencida, 36,92%, e impróprio para venda, 30,03%; e nos não perecíveis: validade vencida, 39,87%, e produtos avariados, 25,68%. 


Prevenção 

 

Do total de respondentes da pesquisa, 66% possui área de prevenção de perdas na empresa, ante 68% no ano anterior, um decréscimo de 0,2 ponto percentual em relação a 2017. Dentre os principais motivos citados pelos supermercadistas que não possuem a área de prevenção de perdas nas lojas estão o alto custo e a falta de retorno do investimento.


Na avaliação também foram identificados os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos empresários para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), coletor de dados para a realização de inventário e alarmes de acesso.


Em relação às principais atividades adotadas para a prevenção de perdas, citadas pelos supermercadistas, estão: definição das metas de perdas e controle de planos de ações, treinamento para colaboradores, e processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção. 


Respondentes

 

A 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados foi realizada com base nas informações de 236 redes supermercadistas participantes, que somam 3.532 lojas no país. Essas redes faturaram R$ 46,3 bilhões em 2018, o que representa 13% do faturamento total do setor supermercadista. 


*Setor 

 

O setor de supermercados registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, chegando a 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O setor encerrou o ano passado com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão registrado em 2017, criando 30,7 mil novas vagas de empregos no País.


Fórum 

 

Desde às  9h está acontecendo no Espaço Infínitto, em São Paulo, o 7° Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da ABRAS. Já  passaram pelo evento diversos especialistas do varejo para discutir o tema e apresentar cases e soluções para evitar prejuízos nos negócios. O Fórum acontece até às 17h, com discussão final sobre a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados. A cobertura completa do Fórum estará na próxima edição de setembro da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.

 

Clique aqui e veja a apresentação na íntegra

 

 

Redação Portal ABRAS

 

 

 

 


Veja também

Câmara aprova texto-base da MP da Liberdade Econômica

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) o texto-base da MP da Liberdade Ec...

Veja mais
ABRAS divulga índice de perdas nos supermercados nesta quarta-feira

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) promove nesta quarta-feira (14/8) a 7ª ediç&a...

Veja mais
Embrapa e ABRAS querem reduzir perdas de alimentos no varejo

Entre a colheita e a mesa do consumidor, cerca de 40% de frutas e hortaliças são perdidas. As razõe...

Veja mais
SIAVS 2019 terá painel sobre demandas do consumidor atual

O ritmo de vida e o interesse dos consumidores vem mudando ao longo dos últimos anos, e os produtores precisam en...

Veja mais
Furtos em supermercados geram prejuízo superior a R$ 1 bi

Energético, cerveja, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolate em barra ou tablete, queijo, s...

Veja mais
O atacarejo e sua proposta de valor

O atacarejo, também designado como atacado de autosserviço ou cash and carry, se tornou um canal bem relev...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de workshop sobre varejo nos EUA

         O presidente da Associação Brasileira de Supermerc...

Veja mais
ABRAS participa de café da manhã com parlamentares da Frente FCS

              ...

Veja mais
APAS e GS1 Brasil se unem para oferecer serviços em qualificação de dados de produtos

A crescente demanda por informações qualificadas de produtos, na atual era da transformação ...

Veja mais