A fabricante de bebidas Brasil Kirin quer ser mais conhecida pelos consumidores. Para isso, está investindo em uma nova estratégia de posicionamento no mercado para ser referência em inovação
"Um dos principais objetivos desse novo posicionamento é criar uma relação clara da marca com os produtos, dentro da estratégia de trabalhar com portfólio mais rentável", afirma a vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da empresa, Juliana Nunes. Segundo ela, os consumidores não relacionam a marca Brasil Kirin aos produtos que integram o portfólio.
"Percebemos que a concorrência tem foco em uma determinada categoria de produto, então queremos ser conhecidos como referência em inovação", diz o sócio da Touch, Ricardo Sapiro. Para ser reconhecida como uma empresa inovadora, a Brasil Kirin aposta em produtos como o refrigerante com fibras, que entra no segmento de bebidas funcionais, uma das principais tendências do setor. "No Japão, a Kirin tem um portfólio com mais bebidas funcionais e pode ser que isso venha para o Brasil, se identificarmos essa demanda pelos consumidores", diz ela.
O segmento de cervejas premium também é uma das apostas, já que o desempenho das vendas nessa categoria tem se destacado. Nesse segmento, empresa deve enfrentar gigantes como a Ambev e as cervejarias artesanais de menor porte.
"A venda de cerveja é importante, mas não é a nossa principal categoria e essa percepção é outro ponto que queremos mudar junto aos consumidores", conta Juliana. De acordo com ela, hoje apenas 20% da produção da fabricante é de bebidas alcoólicas.
Distribuição
Juliana destaca que, embora os dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal indiquem queda na produção, a empresa está confiante quanto aos resultados que tem registrado até o momento.
"Para o mercado de bebidas, consideramos que existem 1,2 milhão de pontos de venda e estamos em 600 mil, então há muito potencial [para ampliar a distribuição]", avalia ela.
Hoje, os dois principais canais de distribuição da Brasil Kirin são os grandes varejistas e o mercado frio - que engloba os pequenos comércios, como bares, restaurantes e padarias. A fabricante também planeja continuar investindo em centros de distribuição próprios, para aumentar a capilaridade.
"Além disso, temos um projeto com microdistribuidores em pequenas comunidades, mas ainda está em fase piloto."
Veículo: DCI