Minas Láctea promove a inovação

Leia em 3min 20s

Considerado um dos mais importantes eventos do setor lácteo da América Latina, o Minas Láctea reunirá entre 18 e 20 de julho os principais elos da cadeia industrial do leite em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Com ampla programação, o evento é considerado uma vitrine para os produtos lácteos e insumos, e uma oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas para o setor, as tendências e demandas de mercado. Cerca de 10 mil pessoas devem participar.

 

Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Minas Láctea agrega o 31º Congresso Nacional de Laticínios, a 43ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), o 43º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, a 43ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 38ª Semana do Laticinista.

 

“O Minas Láctea começou em 1950, com a Semana do Laticinista, e se consolidou como um evento voltado para o conhecimento e para a transferência de tecnologia, com intensa participação da indústria láctea e da academia. O evento promove a aproximação dos setores industrial, de insumos e da pesquisa, o que é fundamental para a evolução do setor lácteo”, explicou o chefe-geral do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Cláudio Furtado Soares.

 

Concurso - Entre os eventos que compõem o Minas Láctea, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos é um dos momentos mais aguardados. No certame, serão premiados os melhores itens de 11 categorias, incluindo queijos, manteigas, doce de leite, entre outros.  Até o momento, cerca de 70 empresas de todo o País já fizeram a inscrição e mais de 200 produtos serão avaliados. Em cada categoria serão classificados os três melhores produtos.

 

O julgamento dos produtos será realizado nos dias 18 e 19 de julho no laboratório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). A premiação será entregue no encerramento do Minas Láctea, no dia 20 de julho, no Expominas Juiz de Fora.

 

“É importante ressaltar que o Concurso Nacional de Produtos Lácteos é uma ferramenta de competitividade muito importante para a indústria. O laticínio que tem seu produto classificado entre os três melhores explora muito bem este reconhecimento, colocando no rótulo a premiação. Os consumidores adquirem o produto sabendo que ele foi avaliado por um grupo de especialistas de diversas instituições. Isto implica em aumento de produção, geração de empregos e de impostos. Quando se tem um produto premiado, a empresa se desenvolve”.

 

Inovações - Durante o Minas Láctea será realizada a 43ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), onde a indústria laticinista irá expor os produtos e as inovações. Nesta edição, além da harmonização tradicional de queijos e vinhos, haverá palestras mostrando como harmonizar queijos com cervejas e cachaças. “A Expolac é uma vitrine para os produtos”, disse Soares.

 

Outros eventos – Também integra a Minas Láctea o 31º Congresso Nacional de Laticínios. O evento é voltado para a comunidade acadêmica, onde pesquisadores e estudantes fazem apresentações das pesquisas desenvolvidas e voltadas para o setor laticinista. “O Congresso apresenta os resultados de pesquisas desenvolvidas nas entidades de ensino, o que é uma oportunidade para empresários conhecerem as novidades”.

 

Já a 38ª Semana do Laticinista reunirá os principais especialistas em pesquisa e tecnologias em leite e derivados para apresentação de uma agenda técnica de minicursos. A programação é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria do setor de leite e derivados.

 

Outro atrativo do evento é a 43ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq). Nesta edição, todos os 200 estandes foram negociados e mais de 100 empresas irão expor e vender esses e outros produtos voltados para o setor.

 

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

 


Veja também

Apil: preço do leite ao produtor deve diminuir 7,4%

São Paulo - O preço pago ao produtor pelo litro de leite deve recuar 7,4% nos próximos três m...

Veja mais
Leite: Preço pago ao produtor recua 1% em Minas Gerais

Em Minas Gerais, após cinco altas consecutivas no preço do leite, em junho, referente à produ&ccedi...

Veja mais
Após perder vendas e cancelar bônus, Ambev foca em preço e volta a crescer

O ano de 2016 foi um dos piores da história da gigante de bebidas Ambev. A queda de 5,5% nas vendas reduziu os vo...

Veja mais
Custo da produção de leite vai diminuir no ano

A atividade será beneficiada pela redução dos gastos com suplementação do animais, de...

Veja mais
Mercado de cervejarias artesanais promete dobrar de tamanho em 5 anos

Premiada mundo afora, a cerveja brasileira está conquistando cada vez mais os consumidores. Com este mercado em e...

Veja mais
Indústria brasileira de vinho vê espaço para ampliar vendas

São Paulo - A indústria brasileira de vinhos quer ganhar espaço no mercado interno, apesar da fraqu...

Veja mais
Krug Bier completa 20 anos de mercado

Com um volume de produção que beira 200 mil litros por mês, a fábrica de cervejas artesanais ...

Veja mais
Preço do café robusta sobe com colheita lenta

Os preços de café robusta estão em alta no País apesar de a colheita já estar em anda...

Veja mais
Empresa de sucos Natural One quer crescer 100% em 2017

Com apenas três anos de vida, a empresa de sucos, Natural One projeta um crescimento de 100% este ano, afirma Clau...

Veja mais