O brasileiro cada vez mais tem aberto espaço no orçamento para as bebidas. Nessa cesta, ainda, esses itens fizeram um caminho inverso aos gastos com bens de consumo massivo (FMCG) nos últimos quatro anos. Além disso, tais itens tiveram queda mensal de R$ 972 para R$ 933 nas compras das famílias, enquanto as bebidas subiram de R$ 78 para R$ 86, como indica a empresa de pesquisas Kantar.
Fora do lar, a cerveja lidera as vendas, especialmente no verão, diferente da água, que é dentro do lar. Na estação mais quente do ano é quando o brasileiro gasta 60% a mais da bebida out of home. Seja em bares, restaurantes ou blocos de Carnaval, o valor desembolsado é, em média, de R$ 11,62 em cada ocasião de compra, enquanto dentro do lar o tíquete médio é de R$ 6,76 por oportunidade.
No período que vai de outubro de 2018 a março de 2019, o volume de cerveja consumido fora do lar no Brasil cresceu 14,2% em relação à mesma estação do período anterior. Em comparação com o inverno de 2018 foram 2,7 milhões de novos lares comprando a bebida ao menos uma vez. Ao todo, 56,5% das famílias incluíram cerveja nos carrinhos nos meses mais quentes do ano, especialmente os segmentos premium e puro malte.
Esta variação é ainda maior na comparação com as regiões do país. No Nordeste, local de temperaturas mais altas e destino comum nas férias, o consumo out of home cresceu 48% no último verão. Já no Rio de Janeiro, houve aumento de 22% e, em São Paulo, de 17%.
Ainda segundo o levantamento da Kantar, a principal motivação para tomar o produto na rua nesta época é "apreciar o sabor". Entre os consumidores, 65% o fazem no horário de almoço nos fins de semana, 36% acompanhados dos amigos, 59% são homens e 41% mulheres.
Já quando o consumo é feito dentro de casa, o brasileiro tem outro comportamento e racionaliza mais a compra. "Além de gastar menos, a principal motivação é o prazer. A classe AB1 foi a que mais consumiu cerveja in home no ano passado e a versão long neck (330ml) foi a mais pedida", analisa a diretora de marketing e consumer insights da Kantar Giovanna Fischer,.
Para o consumo dentro de casa, no último verão, o atacarejo e o supermercado convencional foram os canais que mais cresceram. Já para consumo na rua, os vendedores ambulantes se destacaram, conquistando 1,5 ponto de penetração, ou seja, 800 mil novas pessoas.
Fonte: SuperVarejo