Ministro da pesca promove recadastramento de pescadores e Semana do Peixe em Santos, no Litoral de São Paulo

Leia em 2min 20s

O governo federal inicia por São Paulo a distribuição das novas carteiras de pescador. O ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, senador Marcelo Crivella, estará em Santos nesta quarta-feira (4), na Prefeitura Municipal, para fazer a entrega dos primeiros 50 documentos. O evento integra a programação da Semana do Peixe, que busca divulgar a importância do consumo de pescado em todo o País. Crivella também vai visitar o Mercado de Peixe de Santos, na Ponta da Praia, para conversar com consumidores, pescadores e comerciantes.


A nova carteira de pescador é semelhante a um cartão de crédito e não precisa mais ser renovada anualmente. Ela possui a tecnologia do QR Code, que permite que o pescador seja identificado com a ajuda de um telefone celular. A substituição do documento antigo e o novo recadastramento dos pescadores integram uma estratégia do Ministério da Pesca e Aquicultura para coibir as fraudes e garantir que apenas os verdadeiros pescadores tenham acesso aos benefícios sociais oferecidos à profissão - especialmente ao Seguro Defeso, que é pago ao trabalhador nos períodos em que ele está proibido de pescar.


"Nós queremos que o pescador possa executar suas atividades com dignidade e queremos planejar cada vez melhor as políticas públicas, para que a profissão possa ser exercida por muitos e muitos anos, com respeito à lei e ao meio ambiente", explicou o ministro.


No mês passado o ministério suspendeu 81 mil registros de pescador em todo o País. Os pescadores são obrigados a se recadastrar no mês em que fazem aniversário. Depois disso passarão a apresentar, anualmente, um relatório de atividades, que comprova o exercício da profissão.


Semana do Peixe
A décima edição da Semana do Peixe foi aberta em Brasília, na manhã de segunda-feira (2) e mobiliza todo o país em torno do consumo de pescado. A meta é demonstrar à população a importância do peixe na alimentação e promover o produto nacional. Estão previstas ações promocionais em feiras livres e supermercados, palestras e eventos culinários em quase uma centena de cidades em todo o País.


A presença do ministro em Santos está associada à importância da cidade para a pesca no Brasil. Santos recebe boa parte do pescado distribuído ao país via Ceasa, em São Paulo, e ainda mantém, em sua região metropolitana, a maior concentração de pescadores do Estado.


Em 10 anos de existência a Semana do Peixe cumpre o papel da Semana Santa no segundo semestre, elevando o consumo, em média, em 20% e reduzindo o preço em até 15%, especialmente nos supermercados, que costumam aderir ao movimento voluntariamente.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Pesca e Aquicultura

 


Veja também

Carnes de frango e de porco sobem acima da inflação em BH

Pesquisa constatou aumento na maioria dos cortes de maio a agostoA maioria dos cortes de carne está mais cara em ...

Veja mais
Preços estão em alta nas praças paulistas

Os preços das carnes estão em alta no mercado paulista. Segundo a Folha, o quilo da ave viva começo...

Veja mais
Preço do frango sobe 12,7%

O preço da carne disparou, superando a inflação oficial do país dos últimos 12 meses ...

Veja mais
Setor teve bom desempenho em agosto

Bom ritmo das exportações, demanda aquecida e a oferta bem ajustada favoreceram produtores.O mercado de su...

Veja mais
Rússia habilita importação de frigoríficos brasileiros

Dois frigoríficos brasileiros, do Estado do Pará, foram aprovados a exportar carne bovina para a Uni&atild...

Veja mais
Preço sobe 2% em um dia nas granjas de SP

Após permanecer por 15 dias com o mesmo valor, o frango voltou a subir nas granjas do interior paulista. Ontem, o...

Veja mais
Carne está suína em alta

Produtores de carne suína registram uma fase de preços em alta após muitas adversidades causadas pe...

Veja mais
Por preço, pecuarista não quer negociar

O mercado físico do boi gordo apresentou oferta de confinados em bom nível, o que favoreceu a continuidade...

Veja mais
Dona da Pif-Paf busca parceiros

Rio Branco negocia fusão com outras empresas para elevar capacidade de investimento .A Rio Branco Alimentos S/A, ...

Veja mais