Instituto de Pesca prepara programação para os 15 dias de evento
Entre os dias 1 e 15 de setembro, a 13ª edição da Semana do Peixe proporcionará atividades nas dependências do Instituto de Pesca (IP) nas cidades de São Paulo e Santos (SP). A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA, São Paulo/SP), quer estimular o consumo de pescado no Brasil.
A assessora Técnica de Direção do IP, Cláudia Maris Ferreira, destaca o esforço conjunto de várias entidades dos setores público e privado para colocar a ação em prática. “Pela primeira vez, organizamos várias atividades especiais para a Semana do Peixe que, apesar do nome, na verdade é uma quinzena”, explica.
Durante o evento, pesquisadores e colaboradores do IP realizarão palestras com o objetivo de informar o público sobre questões relacionadas ao consumo responsável de pescado e à relação entre meio ambiente e qualidade de peixes, além de oficinas de artes para crianças. “As pessoas que visitarem tanto o Museu de Pesca, em Santos, quanto o Aquário do Instituto, em São Paulo, poderão participar dos ciclos de palestras e oficinas de artes sem custo adicional por isso”, ressalta a pesquisadora do IP e coordenadora da Semana do Peixe no instituto, Thaís Moron.
O objetivo, segundo o diretor de Departamento do IP, Luiz Marques da Silva Ayroza, é atingir diferentes faixas etárias, desde o público infantil até a terceira idade. “Teremos tanto palestras técnicas como atividades lúdicas sendo realizadas nas dependências do instituto nestes dias”, afirma Ayroza.
“A carne de pescado oferece muitos nutrientes para quem as consome, mas no Brasil há uma grande parcela da população que ainda não introduziu o pescado em sua alimentação. Ações de divulgação dos benefícios do consumo de pescado são extremamente importantes para melhorarmos os hábitos alimentares dos brasileiros”, ressalta o secretário da SAA, Arnaldo Jardim.
Fonte: Feed&Food