Missões de profissionais do Chile, Cuba e Bolívia devem viajar para o Brasil ainda neste ano
- Duas missões veterinárias do Chile, uma de Cuba e uma da Bolívia virão ao Brasil até o fim do ano para avaliar o serviço de inspeção federal e os controles feitos em frigoríficos, com o objetivo de autorizar novas plantas ou revalidar unidades para exportar produtos brasileiros de origem animal, informou ontem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Além destas quatro missões confirmadas, há a possibilidade de outras 11 visitas, disse o ministério, sem dar detalhes.
A pasta espera que a presença dos técnicos estrangeiros ajude a ampliar o mercado exportador do Brasil.
Chilenos
O primeiro grupo de inspetores virá do Chile para fazer auditoria na produção de carne bovina in natura, entre os dias 10 de outubro e 22 de novembro em estabelecimentos de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, do Tocantins, Espírito Santo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Em outra missão, o Chile irá averiguar produção de farinha de carne e osso.
O ministério disse ainda que entre 15 de outubro a 24 de novembro, cubanos vão fazer auditorias em estabelecimentos de aves e suínos.
De 21 de novembro e 2 de dezembro, veterinários bolivianos irão inspecionar unidades de carnes de ave, suína e bovina no Brasil.
O governo também espera a vinda de missões de países asiáticos, em especial da Índia, para a certificação de frigoríficos para a exportação.
Fonte: DCI