Brasil deve produzir 10,5 mi de t de carne bovina em 2020, diz USDA

Leia em 2min 10s

O Brasil deve produzir 10,5 milhões de toneladas de carne bovina e 4,2 milhões de toneladas de carne suína em 2020, estima o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Se confirmados, os volumes representam, respectivamente alta de 3,4% e 4,5% ante o produzido no ano passado. As estimativas foram divulgadas em levantamento publicado pelo Departamento na última segunda-feira, 24.

O USDA atribui o aumento da produção de proteína bovina à maior produtividade, exportações recordes contínuas e ao fortalecimento do mercado doméstico. Já a perspectiva de incremento na produção de carne suína, afirma a agência, reflete a forte e contínua exportação para a China, a maior demanda doméstica e estabilidade nos custos de alimentação animal. O Departamento do governo norte-americano afirmou que a estimativa de crescimento de 2% para a economia brasileira e a expectativa de que as exportações brasileiras continuem firmes sustentam a projeção de aumento na produção de ambas as proteínas.

O USDA prevê também que o País exporte 2,53 milhões de toneladas de carne bovina neste ano, 10% a mais que o comercializado para o exterior em 2019. “Impulsionado principalmente pela firme demanda de China e Hong Kong. Em 2020, uma combinação de desvalorização da moeda brasileira e estabilidade nos preços domésticos provavelmente vão manter as exportações brasileiras de carne bovina com preços competitivos mercado mundial”, explica o relatório.

De carne suína, o Brasil deve exportar 980 mil toneladas neste ano, volume 15% superior ao vendido para o mercado externo em 2019, projeta o USDA. A estimativa segundo a agência considera o impacto da peste suína africana na China, no Vietnã e outros países asiáticos. “Exportadores brasileiros e autoridades governamentais também estão envolvidos na promoção do mercado para Angola, Chile e África do Sul”, destaca o USDA.

O USDA afirmou, ainda, que desde janeiro aumentaram as incertezas em relação ao impacto do coronavírus e do acordo entre Estados Unidos e China sobre os embarques de carnes do Brasil para a Ásia. A incerteza é maior quanto ao reflexo do coronavírus nas exportações de carne bovina para a China, em virtude de possíveis restrições logísticas no país. “Fontes comerciais preveem um aumento contínuo nas exportações de carne suína para China/Hong Kong em 2020, apesar dos problemas atuais derivados do surto de coronavírus na China”, pondera a agência.

Apesar de ter sido divulgado na segunda, o relatório do USDA foi finalizado em 18 de fevereiro. Dessa forma, o levantamento não considera a recente reabertura do mercado norte-americano à carne bovina brasileira.     

 

Fonte: Isto É


Veja também

Pecuarista investe mais na produção de carne bovina em 2019 e setor projeta preços altos

O pecuarista brasileiro investiu mais na produção de carne bovina em 2019, de acordo com levantamento feit...

Veja mais
Embrapa desenvolve hambúrguer sem carne

Está à venda em rede de supermercados no Estado do Rio de Janeiro um hambúrguer que tem gosto tradi...

Veja mais
Demanda chinesa por carne continuará elevada em 2020 por efeito de peste suína

 Os presidentes-executivos da JBS e da BRF disseram nesta quarta-feira que as importações chinesas de...

Veja mais
Após semanas de desvalorização, carne bovina reage no varejo

Os preços da carne bovina vendida no mercado varejista de São Paulo estavam vivenciando uma trajetó...

Veja mais
Importação chinesa de carne aumenta 95,4% em dezembro

As importações chinesas de carnes e miúdos totalizaram 6,178 milhões de toneladas em 2019, i...

Veja mais
Carne bovina: China não quer mais pagar preço alto e propõe renegociação

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, algumas empresas fizeram empréstimos...

Veja mais
Carne desbanca tomate do posto de vilão dos preços

A carne desbancou o tomate como o produto que mais subiu de preço nos supermercados do Estado de São Paulo...

Veja mais
China prevê importar mais carne suína e liberar novos volumes das reservas estatais

O Ministério do Comércio da China disse nesta quinta-feira (9) que o país aumentará as impor...

Veja mais
Carne de laboratório pode chegar aos supermercados

Carne de laboratório pode chegar aos supermercados. Uma série de startups está captando dinheiro pa...

Veja mais