Os empresários brasileiros mostram mais otimismo em relação ao faturamento do negócio em 2010, de acordo com a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial - 1º Trimestre de 2010, divulgada na sexta-feira. O levantamento mostra que 71% dos empresários ouvidos reexaminarão os números do faturamento para os primeiros três meses do ano. Do total, 90% dizem que as previsões aumentarão.
De acordo com o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, além da esperança com a oferta de crédito o ambiente está favorável e os empresários demonstram confiança na economia. "O crédito para empresa foi o que mais sofreu com a crise. Ele ainda não recuperou o volume pré-crise, ao contrário do crédito para o consumidor, mas a oferta e as condições estão melhores, os prazos mais longos, os limites maiores e os juros mais baixos", afirmou.
Em 2009, em meio à crise econômica, 36% dos empresários entrevistados declararam que o faturamento se ampliaria, 35% acreditavam na estabilidade e 29% achavam que as vendas diminuiriam no primeiro trimestre de 2009.
O levantamento referente a 2010 ouviu 1.012 executivos de todas as áreas e portes de empresa, em todo o País, entre 24 e 27 de novembro. Os setores de serviços (91%) e comércio (90%) ocupavam a liderança das maiores perspectivas para a releitura em alta do faturamento no primeiro trimestre. Na indústria, 85% vão nessa orientação.
Na avaliação por porte, há conformidade de opiniões sobre a revisão do faturamento para cima. Isso é partilhado por 90% dos empresários da pequena empresa, 89% das médias e 89% das grandes. Por região, o Norte (93%), o Nordeste (91%) e o Sul (91%) apresentam maior parcela de empresários dispostos a aumentar a previsão de faturamento. Em seguida, estão o Sudeste (88%) e o Centro-Oeste (87%).
Em relação à expectativa para o faturamento em todo o ano, 85% apostam em vendas melhores em 2010. O comércio está à frente, com 87% dos empresários compartilhando dessa expectativa, seguido da indústria (85%) e dos serviços (84%). Na análise regional, o Nordeste e o Sul, com 89% dos empresários, aparecem mais otimistas em relação ao faturamento do ano. Depois, vêm Sudeste (84%) e Norte e Centro-Oeste (80% cada). Já o quadro de funcionários no primeiro trimestre de 2010 ante o quarto trimestre de 2009 ficará igual para 62% dos entrevistados. Para 34%, ele aumentará. Apenas 4% afirmaram que reduzirá o número. Para 56% dos empresários, as condições de crédito serão iguais no primeiro trimestre ante o último trimestre de 2009. De acordo com 38%, elas serão melhores e 6% disseram que serão piores.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ