Consumidor do País é o 3.º mais otimista, diz pesquisa
Consumidores brasileiros e asiáticos são os mais dispostos a retomar neste ano os gastos em despesas não essenciais, como reforma da casa, artigos tecnológicos e férias. Essa é uma das conclusões da pesquisa da consultoria Nielsen, que ouviu em dezembro 17,5 mil usuários de internet em 29 países para saber sobre a confiança na economia, principais preocupações e hábitos de consumo.
A pesquisa põe o Brasil no terceiro lugar do ranking de otimismo em relação à recuperação econômica. O índice de confiança dos brasileiros é de 110, em uma escala de 0 a 200. Apenas Índia e Indonésia estão à frente. Há seis meses, o índice brasileiro era de 96, colocando o país na quarta posição.
No Brasil, 49% dos entrevistados consideram que 2010 será bom ou excelente para voltar a gastar em artigos supérfluos e 38% acreditam que o ano não será tão bom. A confiança dos brasileiros contrasta com a de outros países latino-americanos. Só 33% dos argentinos e 29% dos mexicanos pensam da mesma forma. Nos Estados Unidos, 31% se dizem dispostos a investir em artigos supérfluos.
Segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros planejam gastar dinheiro em férias, 43% em artigos tecnológicos e 40% em reformas em suas residências. Só 11% dos entrevistados dizem não ter dinheiro para gastar com itens não essenciais.
O índice de confiança dos consumidores ao redor do mundo subiu de 82 para 87 entre junho e dezembro. "A pesquisa mostra que nos últimos seis meses os consumidores se tornaram mais confiantes na retomada do crescimento econômico de seus países", diz James Russo, vice-presidente da Nielsen.
Segundo ele, a expectativa de recuperação econômica é maior nos países em desenvolvimento do que nos desenvolvidos. Mais de 90% dos americanos e dos britânicos consideram que seus países continuam em recessão, enquanto 83% dos chineses e 60% dos cingapurianos dizem que suas economias estão crescendo novamente.
No Brasil, apenas 32% acreditam que o país permanece em recessão, enquanto na Argentina o porcentual é de 69% e no México, de 92%. No primeiro trimestre de 2009, 69% dos brasileiros viam o país em crise.
Asiáticos e latinos são os consumidores com índice de confiança mais alto. Os europeus seguem como os mais pessimistas. Na lista dos dez primeiros colocados no ranking de otimismo, seis países são da Ásia e dois da Oceania. Brasil e Canadá completam o grupo.
Veículo: O Estado de S.Paulo