Itapemirim: ministro diz que Anac evitou problema mais grave

Leia em 3min 10s

Anac cria gabinete de crise para reacomodar passageiros

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse hoje (20), em Brasília, que, sem a intervenção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), "o problema poderia ter sido mais grave".

 

Segundo ele, um gabinete de crise foi montado com o objetivo de acomodar, o quanto antes, os passageiros prejudicados pela empresa. Hoje, durante entrevista coletiva destinada à divulgação do balanço de ações da pasta, o ministro classificou a situação como "grave e triste".

 

O Grupo Itapemirim paralisou, desde a sexta-feira (17), as operações de sua companhia aérea, a ITA, o que provocou confusão entre os passageiros da companhia que já esperavam o embarque nos aeroportos.

 

A empresa alegou que a paralisação tem caráter temporário "para uma reestruturação interna" e, em nota, orientou os clientes com passagens compradas para os próximos dias a não irem aos aeroportos antes de falar com a ITA pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.

 

Intimação


Diante da situação, a Anac intimou a empresa a prestar assistência aos clientes que compraram passagens da companhia, além de exigir informações sobre as providências previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodar os passageiros.

 

De acordo com a Anac, o cumprimento dessas exigências não isenta a ITA de outras responsabilidades civis, administrativas e penais decorrentes da suspensão abrupta das atividades, bem como de crimes associados às relações de consumo.

 

Ao ser indagado sobre a situação, o ministro disse que, no processo de certificação junto à Anac, a empresa teria atendido aos protocolos estabelecidos para entrar em operação.

 

"Eles caminharam todas as etapas de checagem, que foram atendidas, e obtiveram o certificado de operação. Inclusive apresentaram uma proposta interessante de integração de operação rodoviária com aérea, o que, em tese, era um diferencial em relação às outras companhias", explicou o ministro.

 

CNPJs diferentes


Ele informou que alguns questionamentos foram feitos pela agência reguladora à equipe de recuperação judicial durante o processo de certificação. "O Ministério Público [Estadual] respondeu que havia uma diferença de CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica], e que quem estava em recuperação judicial era a empresa rodoviária. Disse [também] que a empresa aérea, que tem outro CNPJ, tinha todas certidões negativas, conforme checagem feita também pela agência reguladora", acrescentou.

 

"Ela [a ITA] obteve o certificado e começou a operar. A agência acompanhou a operação, inclusive verificando a aderência entre o que era comercializado, ou seja, vendido, e a capacidade que a companhia aérea tinha de fornecer. Quando se pensou em vender mais passagens [do que a capacidade da empresa] a agência interveio imediatamente", completou o ministro.

 

Segundo ele, se não tivesse havido essa intervenção o problema poderia ter sido mais grave. "Não é a primeira vez que passamos por isso. Passamos isso com outras empresas", disse ele, referindo-se às companhias aéreas Vasp, Varig, Transbrasil e, mais recentemente, Avianca.

 

Gabinete de crise


"Nosso foco agora é amenizar os problemas vividos pelas pessoas. A agência já instalou um gabinete de crise com o objetivo de reacomodar as pessoas o mais rápido possível", completou.

 

A ITA entrou em operação no fim de junho e operava nos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).

 

Fonte: Agência Brasil

 


Veja também

Relator do Orçamento fixa salário mínimo de R$ 1.210 em 2022

Parlamentar não acatou pedido de reajuste para servidores   O relator do projeto de lei do Orçament...

Veja mais
Feirão Limpa Nome termina hoje

Em 40 dias, foram feitos mais de 4 milhões de acordos   Depois de mais de 40 dias, o Feirão Serasa ...

Veja mais
Balanço da Infraestrutura registra 108 obras públicas entregues no ano

Tarcísio Freitas destaca resultado positivo apesar de cenário adverso   Balanço anual divulg...

Veja mais
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje

Pagamento terá desconto de impostos, diferentemente da primeira metade   Um dos principais benefíci...

Veja mais
Mercado diminui projeção para crescimento da economia em 2021

Expectativa para o PIB caiu de 4,65% para 4,58%   A previsão do mercado financeiro para o crescimento da e...

Veja mais
ANP faz leilão de licitações de volumes excedentes na Bacia de Santos

Duas áreas em desenvolvimento foram ofertadas: Atapu e Sépia   A Agência Nacional do Petr&oac...

Veja mais
Monitor do PIB-FGV aponta retração de 0,7% na economia em outubro

Na comparação interanual, a economia cresceu 2,3% no trimestre móvel   O Monitor do PIB-FGV ...

Veja mais
Oito municípios concentravam 25% do PIB nacional em 2019, diz IBGE

São Paulo corresponde, sozinho, a 10,3% de todo o PIB brasileiro   Oito municípios brasileiros conc...

Veja mais
ANP abre o 3º Ciclo da Oferta Permanente sob regime de concessão

Setores oferecidos serão divulgados até o dia 16 de fevereiro de 2022   A Comissão Especial ...

Veja mais