A atividade do comércio começou 2010 em queda no País, após uma sequência de 13 variações mensais positivas. O movimento nacional do varejo recuou 0,8% em janeiro, ante dezembro, com ajuste sazonal, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
O resultado foi influenciado pela queda de 0,5% na comercialização de combustíveis e lubrificantes, provocada pela elevação do preço do etanol. Foi o segundo mês consecutivo de declínio na atividade desse setor do comércio varejista. Em dezembro, o recuo foi de 1,8%.
Entre as variações positivas, os destaques foram os setores de material de construção e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que cresceram 4,9% e 2,6%, respectivamente, em janeiro, na comparação com os números de dezembro.
Na comparação anual, janeiro de 2010 registrou aumento de 10,2% no comércio varejista em relação ao mesmo período de 2009, liderado pelo crescimento anual de 20,8% do segmento de veículos, motos e peças, de 20,5% no grupo de móveis, eletroeletrônicos e informática e de 18% no movimento do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.
Ainda na comparação anual, o segmento de material de construção registrou avanço de 10%. Foi a primeira alta anual da atividade do setor desde dezembro de 2008.
Veículo: O Estado de S.Paulo