Parcelamento de compras via PIX é mais uma tendência do setor

Leia em 3min 50s

Empresa amplia variedade na concessão de crédito sem depender de grandes instituições financeiras; saiba como aderir

 

Com o objetivo de ampliar os meios de distribuição de crédito, a DM, grupo de serviços financeiros, aprimorou o formato do DM Pag, ferramenta que possibilita o pagamento por meio do PIX parcelado. Seguindo os moldes do Buy Now Pay Later (BNPL), o produto foi desenvolvido para atender às necessidades do e-commerce, que sentia a falta de crédito como um empecilho para que os clientes concluíssem as compras online. Mas a empresa passou a ser procurada por lojistas que gostariam de ter o DM Pag também em lojas físicas.

 

É o que explica Sandra Castello, diretora de Produtos e Inovação da DM. “No e-commerce, tudo acontece no ambiente virtual, conforme o cliente escolhe o DM Pag como forma de pagamento. Em lojas físicas, no entanto, é possível gerar um link que o cliente acessa para fazer a solicitação de crédito. Em questão de segundos ele já terá um resultado da análise. Sendo aprovado, basta concluir a compra”.

 

O DM Pag faz uma rápida análise de crédito dos clientes e permite o parcelamento da compra via PIX sem a necessidade de atrelamento a um cartão de crédito. O consumidor escolhe o número de parcelas, disponibilizado pelo lojista, e paga a primeira no ato para concluir a compra. As demais serão pagas via PIX a cada 30 dias. Com isso, varejistas e empreendedores terão alternativas para atrair e fidelizar consumidores.

 

A DM oferece esse tipo de serviço de forma independente, sem ter um banco que propicie a oferta de crédito, o que permite uma análise instantânea, capaz de converter as vendas em menor tempo. Tal instantaneidade é possível graças à expertise e à tecnologia da empresa, que há mais de 20 anos trabalha com gestão de crédito para o varejo. “Esse produto usa o conhecimento da DM para o ciclo de crédito, agregando as ferramentas e base de dados de melhor performance para fazer a aprovação e gestão de crédito. Com poucos cliques o consumidor já consegue concluir a compra”, destaca Castello.

 

O gerenciamento de todo o ciclo do crédito, desde os processos de aprovação e concessão, até o onboarding dos novos consumidores, a gestão de risco e a cobrança de eventuais perdas, são feitos pela empresa. “O DM Pag viabiliza o pagamento da compra aprovada ao lojista, por meio de liquidação própria, e gerencia a agenda de cobrança das parcelas diretamente com o consumidor”, explica a diretora.

 

Vantagens para lojistas

 

A ferramenta do DM Pag traz ainda benefícios para lojistas, seja de grandes redes ou de pequenos empreendimentos. “Além de ter fácil manuseio, trazendo informações sobre vendas, faturamento, etc, ainda possibilita a coleta de dados dos clientes, como um Customer Relationship Management (CRM), o que é muito valioso nos tempos atuais e nem todos os empreendedores têm condições de contratar uma ferramenta desse tipo”, afirma Sandra. O objetivo do DM Pag é garantir para os varejistas aumento do ticket médio, aumento de frequência de compra, atração e fidelização de clientes.

 

Para Stella Modas, varejista parceira que já fazia oferecia cartões private label da DM, a experiência com o DM Pag trouxe bons resultados. “Na relação com o cliente final, a ferramenta é excelente. Existe uma aceitação do público mais jovem, que entende e aceita bem o projeto. Então está fidelizando um público novo. Já para mim, como lojista, facilita a aprovação do cliente, tornando o processo mais rápido e seguro”, avalia Raphael Freitas, CEO da loja.

 

Democratização do acesso ao crédito

 

O DM Pag ainda traz uma inovação para o mercado ao não cobrar juros pelos atrasos no pagamento. Em vez disso, aplica uma taxa fixa, facilitando a quitação das dívidas. Por meio do carnê digital, o cliente adianta o pagamento das parcelas conforme achar necessário, o que permite melhor gestão financeira.

 

O produto segue sendo aprimorado, atraindo novos parceiros. Contudo, o bom desempenho nos pilotos iniciais indicam que o DM Pag está alinhado com os propósitos da DM de democratizar o acesso ao crédito no Brasil. “Nosso foco é atender aqueles clientes que não têm crédito concedido por outras instituições financeiras. Damos a esses clientes a possibilidade de consumir, garantindo que tenham condições de arcar com seus compromissos”, finaliza Castello.


Redaçaõ SuperHiper 

Veja também

Mercado reduz previsão da taxa Selic para menos de 12% ao ano

Após a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, os juros básicos da economia, na seman...

Veja mais
Confiança da pequena indústria na economia aumentou em julho

Pela primeira vez no ano, as indústrias de pequeno porte estão otimistas em relação à...

Veja mais
De olho na deflação, atacarejos e supermercados diminuem estoques

A ação é necessária para que estoques não percam valor de venda; algumas redes j&aacu...

Veja mais
Pesquisa do IBGE diz que produção industrial cresce 0,1%

A produção industrial brasileira subiu 0,1% em junho. Essa foi a segunda taxa seguida de alta depois de te...

Veja mais
FMI prevê crescimento de 2,1% da economia brasileira neste ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou, no relatório regular de supervisão da economia bras...

Veja mais
Mercado reduz previsão da inflação de 4,9% para 4,84% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - cons...

Veja mais
Desemprego recua para 8% no segundo trimestre

A taxa de desocupação foi de 8% no trimestre encerrado em junho, o menor resultado para o período d...

Veja mais
Mercado reduz previsão da inflação de 4,95% para 4,9% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - cons...

Veja mais
Fazenda aumenta previsão de crescimento do PIB para 2,5% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda elevou de 1,9% para 2,5% a proje&c...

Veja mais