Pesquisa inédita revela o comportamento dos brasileiros na hora de administrar seus gastos
Sim, é verdade, o brasileiro ainda não sabe poupar. Mas é mito a versão de que consumidores das classes sociais mais baixas são os que mais pagam as contas em dia.
Estas são algumas constatações da primeira pesquisa nacional sobre o comportamento do brasileiro diante da expansão da oferta de empréstimos. O levantamento é da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Nos últimos cinco anos, 35 milhões de novos consumidores tiveram acesso ao crédito no país. E nos últimos 10, a oferta de crédito pulou de 24% do PIB para 51%. Enquanto isso, o Brasil vive um processo contínuo de queda nas taxas de juros, de alongamento dos prazos e de melhora considerável nas condições de emprego.
A pesquisa Mercados – Endividamento e Inadimplência entrevistou 1,3 mil pessoas em todos os estados, em agosto desse ano, para entender se o brasileiro aprendeu a usar o crédito e a se planejar.
Entre os entrevistados, 19% disseram estar com o nome sujo no SPC. A Região Sul foi a que registrou o menor índice nesse quesito: 15%.
Veículo: Jornal do Comércio - RS