A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 15% na comparação entre o mês de agosto e o mesmo período de 2012, e 1,5% face ao mês anterior, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O ICF atingiu 120,6 pontos na escala que varia de zero a 200, em que resultados acima de 100 pontos demonstram resultado satisfatório. Dos sete itens que compõem o índice, cinco apresentaram redução em agosto na comparação com o mês de julho.
Para a entidade, o resultado ainda é um sinal da insatisfação das famílias com as condições econômicas e com os serviços públicos demonstrados nas manifestações de junho.
"Entretanto, a elevação de dois itens ligados a expectativas futuras - perspectiva profissional (+2,5%) e perspectiva de consumo (+4%) - podem indicar uma reversão da trajetória do ICF, aliado à inflação desacelerada e à taxa de desocupação ainda baixa", relatou a entidade em nota.
Destaque negativo
O destaque negativo em agosto foi em relação ao nível de consumo atual, o que mostra que as famílias pesquisadas nunca estiveram tão insatisfeitas.
Veículo: DCI