Varejistas estão otimistas com as vendas de Natal

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 Fluxo de clientes já é maior

 

 



Apesar do ano complicado para o comércio, em virtude da retração da economia e do conseqüente comprometimento da renda do consumidor, os shopping centers de Belo Horizonte estão otimistas com o Natal. Os principais malls da capital mineira deram início às promoções e campanhas para a data na segunda quinzena de novembro e já começaram a observar aumento no fluxo de consumidores e nos níveis de vendas.

Além disso, o "Black Friday", tradicional evento de descontos do e-commerce norte-americano, já realizado há alguns anos também no Brasil, gerou expectativa de alavancar ainda mais os níveis de comercialização para o Natal, uma vez que muitas pessoas aproveitaram os descontos para ir às compras. A megaliquidação, que significa sexta-feira negra na tradução para o português, aconteceu se estendeu por todo fim de semana em alguns centros de compras da cidade.

Em relação ao desempenho das vendas natalinas, no Pátio Savassi, localizado na região Centro-Sul da Capital, em apenas 12 dias de troca de cupons para quem realiza compras acima de R$ 500 e deseja participar da promoção que vai sortear dois automóveis, o nível de participação dos clientes já aumentou em 33,51% na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o tíquete médio das compras também está maior cerca de 20%.

As informações são da superintendente do centro de compras, Maria Lúcia Renaut. Segundo ela, a partir dessas impressões iniciais, a administração do empreendimento está otimista com os resultados daquela que é considerada a principal época do ano para o setor. "Claro que o impacto nos resultados finais das vendas do shopping será um pouco diferente disso, porque ainda há clientes que não participam da promoção. Mas estamos bem otimistas e acreditamos em aumento de 8% no desempenho das vendas natalinas neste exercício", diz.

Segundo ela, o fluxo também já está maior, principalmente nos finais de semana, e a previsão é de que a movimentação de clientes neste período supere em 2% o registrado no Natal de 2013.

Da mesma forma, no Shopping Del Rey, localizado na região Noroeste da cidade, o aumento das vendas será mensurado a partir das trocas de cupons dos clientes que desejam participar do sorteio de um automóvel. A cada R$ 400 em compras, os consumidores terão direito a um cupom. A expectativa, conforme a gerente de Marketing, Giseli Leal, é que pelo menos 20 mil trocas sejam efetuadas até o Natal. "Já o tíquete médio esperado é superior a R$ 1 mil. Vai ser um sucesso", garante.

Em relação ao Black Friday, Giseli Leal destaca que o mall estendeu a promoção por todo o fim de semana. Na sexta-feira, segundo ela, o centro de compras ficou lotado, com filas enormes principalmente nas lojas de eletroeletrônicos.

No Diamond Mall, também na região Centro-Sul, o mix variado de lojas e produtos disponíveis, bem como as ações voltadas para a data, estão alavancando as perspectivas quanto ao nível de vendas neste exercício. De acordo com a gerente de Marketing do mall, Flávia Louzada, a expectativa também é de um aumento de 8% nas vendas e 2% no fluxo.


Sacola na mão - No BH Shopping, na mesma região, desde o início da campanha de Natal, que ocorreu no último dia 15, já foi registrada a passagem de 450 mil pessoas pelo mall. Segundo o gerente de Marketing, Renato Tavares, com isso, já foi possível sentir o aumento do fluxo e prever o que deve acontecer nos próximos dias. "Vemos muitas pessoas circulando pelos corredores com mais de uma sacola nas mãos, o que indica que eles não estão somente passeando pelo shopping, mas comprando também", observa.

Assim, a previsão, conforme Tavares, é de aumento de 11% nas vendas do Natal em relação à mesma época do ano passado. Já o fluxo deve crescer 2%.

O Shopping Estação, em Venda Nova, aposta em elevação das vendas a partir do apelo emocional da data, mas ainda não fechou os números de crescimento. Já o Minas Shopping, na região Nordeste, prevê um aumento de 15% nas vendas e de 20% no fluxo de pessoas em relação ao Natal de 2013.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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