A perspectiva de consumo das famílias paulistanas para o primeiro trimestre deste ano caiu 20,8% em relação ao mesmo período de 2014, segundo a FecomercioSP.
O indicador alcançou 100,6 pontos, o menor patamar desde o início da série, em 2011. O índice varia de 0 a 200 --abaixo de 100 pontos é considerado um cenário insatisfatório pela entidade. "Não é um panorama catastrófico, mas está bem abaixo do que ocorreu no ano anterior. Significa que cerca de 50% dos paulistanos pretendem comprar menos nos primeiros três meses do ano", diz Guilherme Dietze, economista da FecomercioSP.
A retração também puxou para baixo o nível de consumo, que teve em 2014 o pior dezembro desde 2011, com 83,7 pontos. "As famílias estão mais cautelosas por conta de inflação, restrição de créditos e taxa de juros que encarece os financiamentos, além de não terem garantia quanto ao emprego, devido ao baixo crescimento da economia."
A tendência é que, com reajustes na tarifa de ônibus e do IPTU, os indicadores se mantenham em queda em 2015, diz Dietze.
Veículo: Folha de S. Paulo