Puxada pelos eletrodomésticos, alta registrada no penúltimo mês de 2014 foi a quarta consecutiva no Estado
As vendas do varejo mineiro cresceram 1,3% em novembro ante outubro. O aumento foi maior do que o apurado em nível nacional (0,9%) e foi o quarto crescimento mensal consecutivo no Estado. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação das vendas do comércio varejista mineiro em novembro do ano passado com as do mesmo mês de 2013, o crescimento foi mais forte, de 2%. Nesta base de comparação, o segmento que puxou a alta foi o de eletrodomésticos, que aumentou praticamente 13%. Os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, também tiveram forte evolução, de 5,8%.
Por outro lado, refletindo o término dos benefícios fiscais ao segmento, como destacou o economista do IBGE Antônio Braz de Oliveira e Silva, as vendas de móveis registraram queda de 17,9% em novembro de 2014 contra igual mês de 2013. A comercialização de tecidos, vestuário e calçados também caiu neste confronto, com retração de 5,8%.
"De uma maneira geral, o resultado positivo é compatível com o crescimento da renda e a manutenção dos níveis de emprego. No entanto, o crescimento das vendas do varejo que vemos agora em relação a 2013 é menor do o que os níveis verificados até 2012", afirmou o economista do IBGE.
Segundo ele, tomando como base esta análise, o consumo, refletido em um crescimento menos forte nas vendas do varejo tanto em Minas quanto no Brasil, já não é mais uma mola propulsora do crescimento econômico, como acontecia até 2012. "O comércio ainda está crescendo, mas o ritmo arrefeceu", disse.
Acumulado - Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, no acumulado de 2014 até novembro, o crescimento das vendas do varejo de Minas foi de 2,5%. Neste caso, o segmento de artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 9,2%, e os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com evolução de 6,4%, apresentaram os maiores aumentos.
No varejo ampliado, que incorpora também as vendas de veículos automotores e material de construção, o crescimento das vendas no acumulado de 2014 até novembro foi menor, de 1,3%. As vendas de veículos automotores, motocicletas, partes e peças, com queda de 5,9% puxaram o resultado para baixo.
Nos últimos 12 meses, terminados em novembro de 2014, o comércio varejista mineiro cresceu 2,3%, índice um pouco menor do que o resultado nacional, que apresentou aumento de 2,6%. Em Minas, as maiores influências positivas também foram nos segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com evoluções de 8,9% e 6,2%, respectivamente.
Na contramão, os maiores pesos negativos dos últimos 12 meses para o comércio do Estado foram os segmentos de móveis, com queda de praticamente 12% e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com retração de 16,8%, e ainda livros, jornais, revista e papelaria, com redução de 6,7%.
Veículo: Diário do Comércio - MG