Preços em SP devem subir 8,86% neste ano

Leia em 1min 30s

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), André Chagas, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), alterou ontem significativamente sua projeção para a alta da inflação deste ano na capital paulista, de 6% para 8,86%.

"Inicialmente, acreditávamos que a alta dos preços administrados ficaria concentrada até maio, mas não é que o estamos vendo. Além disso, o mercado de trabalho - apesar de o desemprego estar subindo - está, de certa forma, resiliente", justificou.

Mesmo considerando que o nível do desemprego está elevado e a renda diminuindo, ponderou que isso ainda parece insuficiente para desacelerar a inflação de maneira expressiva. "Até agora, no acumulado do ano, são 3,56 pontos percentuais de inflação só por conta dos administrados", disse.

A revisão da expectativa do IPC do final de 2015 também leva em conta os recentes aumentos nos preços de pedágios, gás, energia, elevação da alíquota de PIS/Cofins do setor energético, água e esgoto. "Temos de considerar ainda os reajustes que ainda não vieram, como os de alguns pedágios de estradas federais, e da gasolina, como já começou a cogitar o governo", afirmou.

Por causa dos reajustes na faixa de 4% dos pedágios estaduais e de cerca de 17% da Eletropaulo nos últimos dias, além dos aumentos anunciados anteriormente nas tarifas da Sabesp e ainda nos preços de gás canalizado, Chagas estima que a inflação na capital paulista fechará julho em 0,60%. A taxa é maior que a registrada em junho deste ano, de 0,47%, e também maior que a de 0,16% apurada em julho de 2014. "Se não fosse a pressão dos administrados, a previsão do IPC de julho seria de 0,41%, e não de 0,60%. São preços que terão impactos no IPC de julho e agosto", contou. O economista também acredita em pressão do grupo Alimentação.


Veículo: Jornal DCI


Veja também

Indústria cresce, mas mantém tendência negativa

                    ...

Veja mais
Parte dos trabalhadores só vai receber abono salarial deste ano em 2016

                    ...

Veja mais
Economia fraca derruba importação e ajuda balança

                    ...

Veja mais
Fiergs aponta benefícios do acordo entre Brasil e EUA

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Mül...

Veja mais
Vendas do comércio paulistano têm o pior primeiro semestre desde 2009

                    ...

Veja mais
Produtos industrializados têm nova queda nos preços, mostra pesquisa

                    ...

Veja mais
Alta da tarifa da Eletropaulo chega a 75%

                    ...

Veja mais
21 anos do Real: Conta da estabilidade pesa mais no bolso dos pobres

                    ...

Veja mais
Varejistas reveem seus planos e mudam estratégia para 2015

                    ...

Veja mais