A realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro recuperou a autoestima dos brasileiros, na avaliação da empresária Luiza Helena Trajano. A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza considerou que a confiança dos consumidores é o elemento que mais afeta o desempenho do varejo e avaliou que o setor deve aproveitar o momento de recuperação do otimismo.
A uma plateia de varejistas em São Paulo, a empresária fez uma análise dos últimos dez anos de atuação do varejo e considerou que a queda da confiança - iniciada em meados de 2014 e aprofundada no ano seguinte e no início deste - foi o que mais a entristeceu nesse período. “Vimos cair profundamente esse índice e isso é algo muito sério, o crédito diminuiu e quem tinha emprego temia perder”, completou.
Membro de conselho do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Luiza considerou que o efeito positivo das Olimpíadas na autoestima dos brasileiros surpreendeu até mesmo a organização. “Aconteceu o que ninguém esperava, que foi resgate da autoestima do Brasil. A gente não conseguia enxergar o Sol porque tinha uma nuvem e essa nuvem saiu”, declarou. “Essa autoestima é fundamental para nossas vendas”, acrescentou.
Luiza considerou que o cenário ainda é desafiador. Lembrando o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, considerou que “esta semana ainda será de muita tempestade”. Apesar disso, ela avaliou que os varejistas devem aproveitar o momento e se concentrar nas vendas.
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas