CNC revisa retração do varejo no ano

Leia em 1min 30s

São Paulo - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revisou ontem (26) a previsão de queda do varejo restrito, no ano, para uma retração de 5,4% - 0,2 ponto percentuais acima da anterior. O anúncio veio após a divulgação da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de outubro.
 
Em relação ao varejo ampliado, que considera também os setores de automóveis e materiais de construção, a contração passou de 9,4% para 9,5%. Para os economistas da entidade, mesmo diante de expectativas menos desfavoráveis, dificilmente o varejo deixará de registrar seus piores resultados históricos.
O índice ICF registrou no mês uma leve melhora, na comparação mensal, e fechou em 73,9 pontos, valor 2,4% superior ao registrado em setembro. Na comparação anual, no entanto, o indicador teve uma queda de 5,7%, e ainda se encontra bem abaixo da 'zona de indiferença', de 100 pontos (linha divisória entre uma perspectiva negativa e positiva).
 
"Há três meses que todos os componentes da ICF apresentam variação positiva na comparação mensal, mas, embora a confiança esteja subindo, ela ainda não foi transformada em vendas. A inflação e a recuperação do mercado de trabalho ainda são os principais motivos que justificam essa cautela do consumidor", explica a assessora Econômica da CNC, Juliana Serapio.
 
Dos sete componentes que integram o indicador, o único que ultrapassou a zona dos 100 pontos foi o relativo ao emprego atual, que ficou em 105,6 pontos. Em relação a setembro, o índice subiu 0,8%, mas, ante outubro de 2015, apresentou uma redução de 0,4%.
Já em relação às perspectivas profissionais, houve um aumento tanto na comparação mensal, de 1,4%, como na anual, de 0,8%. Apesar da melhora, o indicador mostra que 46,2% das famílias ainda consideram o cenário negativo para os próximos seis meses.
 
Fonte: DCI


Veja também

Intenção de consumo das famílias cresce 2,4% em outubro

Com avanço registrado no mês, indicador subiu para os 73,9 pontos. Todos os componentes da pesquisa mostrar...

Veja mais
Via Varejo tem prejuízo 70% pior que o esperado

Empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA) dona das Casas Bahia e do Pontofrio fechou seis pontos de vend...

Veja mais
Black Friday brasileira deve faturar 34% a mais em 2016

O montante representa uma alta de 34% ante 2015, apesar do baixo índice de consumo das famílias brasileira...

Veja mais
Estudo mostra que varejo do Vale do Paraíba faturou mais que estados brasileiros

Um estudo divulgado nesta semana pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté), mostra que o ...

Veja mais
Varejo nos EUA vai bem apesar de pessimismo de grandes redes

O desemprego nos EUA está muito baixo. Os preços da gasolina também. Praticamente não existe...

Veja mais
Cesta fecha o mês em alta

Pela quarta semana consecutiva, a cesta básica apresenta preços mais caros. Em comparação &a...

Veja mais
Meta de inflação dita ritmo de corte na Selic

Em ata divulgada ontem, o comitê destaca que redução da taxa levará em conta objetivo para 20...

Veja mais
Vendas do varejo das sete cidades crescem 4,4% em julho

O comércio varejista do Grande ABC atingiu faturamento real (descontada a inflação) de R$ 2,7 bilh&...

Veja mais
Brasil deve buscar novos mercados, diz Abiec

Para o diretor da Associação das Indústrias Exportadoras de Carnes, Antônio Jorge Camardelli,...

Veja mais