Comércio de Blumenau projeta aumento de até 15% nas vendas da Black Friday

Leia em 2min 30s


Lojistas apostam na data como uma alavanca das vendas para o Natal

 

Da internet para as prateleiras do comércio de rua, e da desconfiança do consumidor para a consolidação como a principal data promocional às vésperas do Natal. Encorpado pela massificação do evento em nível global - e também por uma boa parcela de bom senso por parte dos lojistas -, a Black Friday promete ser o botão de start para as vendas natalinas, usando descontos como forma de atrair o comprador.

 

Em Blumenau todos os shoppings e também o comércio de rua entraram na onda das ofertas com caráter de liquidação. Tudo para fazer com que o consumidor esteja presente e, principalmente, gaste. A projeção feita pelos três maiores centros comerciais da cidade é de um crescimento que varia entre 10% e 15%. A primeira parcela do 13º salário - que para boa parte dos trabalhadores cai justamente no dia 30 deste mês - é mais um fator motivador para os lojistas. Dentro do período de vendas de Natal é o momento preferido das pessoas para fazer compras - garante Viviane Bahr, gerente de Marketing do Shopping Park Europeu.

 

A previsão dos lojistas é de que para muitos essa seja a primeira compra que antecede o 25 de dezembro. Tanto é que por isso as promoções em Blumenau não vão se restringir à próxima sexta-feira, mas também ao sábado e ao domingo. Tudo para ampliar o alvo de potenciais clientes e ter uma boa alavanca nesta época de fartura do comércio.  Esse crescimento (de 10% a 15%) é uma projeção que faço sendo conservador, realista. Se fosse otimista poderia ser um número bem maior - relata o superintendente do Neumarkt Shopping Rafael Boettner.

 

Competir com o crescente mercado dos e-commerce é o principal motivo que o comércio de rua de Blumenau teve para aderir às promoções da Black Friday. Essa pelo menos é a avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, Hélio Roncaglio. A entidade elaborou também uma ação específica para incentivar os comerciantes e mostrar a eles a importância do evento como um todo: É a hora de bater de frente com o comércio via internet, com a diferença de poder entregar o produto na mão do cliente. No ano passado as vendas foram tímidas, então para nós também deve haver um crescimento.

 

Em todo o país, a expectativa da associação que representa o setor de compra e venda online projeta um faturamento de R$ 2,4 bilhões para a edição de 2016 da Black Friday - estatística que representa uma alta de 18% em relação ao mesmo período de 2015. Em SC, a estimativa é de crescimento de pelo menos 30% na data de vendas online. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o e-commerce brasileiro devem receber 7,63 milhões de pedidos, com valor médio de R$ 280.

 

 


Fonte: Jornal de Santa Catarina

 


Veja também

Demanda do consumidor por crédito cai 1,5% em outubro, diz Boa Vista SCPC

  A demanda do consumidor por crédito registrou queda de 1,5% na passagem de setembro para outubro, descont...

Veja mais
Procon está de olho em maquiagem de preço durante Black Friday

  Na edição de 2015, esse foi o principal motivo das mais de cem reclamações registrad...

Veja mais
Black Friday ‘rouba' vendas do Natal

Segundo pesquisa, 48% dos consumidores pretendem antecipar compra de presentes na megaliquidação que acont...

Veja mais
Venda de celular básico sobe 48% no 3° tri

São Paulo - O crescimento das vendas de celulares no terceiro trimestre deste ano no Brasil foi puxado, principal...

Veja mais
Black Friday: quase 90% dos consumidores pretendem comprar

  Cerca de metade dos entrevistados quer antecipar compras do Natal na data, diz Google   RIO - A Black Fri...

Veja mais
Impostos podem cair 40% com volta da cachaça ao Simples, prevê setor

  A estimativa é do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). A inclusão da bebida, ao lado do...

Veja mais
RS: Consumidores iniciam pesquisa para compras de Natal

Mesmo que o cenário tenha melhorado na percepção de alguns comerciantes, a crise econômica in...

Veja mais
Vendas no varejo paulista crescem 2% em agosto

  Pelo terceiro mês consecutivo, o faturamento real do comércio varejista paulista apresentou crescim...

Veja mais
'Black Friday da crise' tenta salvar varejo em ano de vendas fracas

Em sua 6ª edição, evento será realizado na próxima sexta-feira (25). Previsão &...

Veja mais