São Paulo - A cidade de São Paulo apresentou aumento de 17,9% no faturamento do terceiro semestre de 2016, de julho a setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico da FecomercioSP em parceria com a Ebit. A capital paulista apresentou a maior participação no e-commerce de varejo, de 3,6%, entre as 16 regiões do Estado de São Paulo avaliadas. A média de participação no Estado foi de 2,4%.
O estudo FecomercioSP e Ebit avalia as variações das vendas, dados de números de pedidos e tíquete médio. Em número de pedidos, São Paulo também apresentou o maior número, de 4,5 milhões. Outras regiões que tiveram bon desempenhos foram Campinas, com 646 mil pedidos, e Osasco, com 583 mil.
Já em relação ao tíquete médio, São Paulo registrou um dos menores valores, de R$ 353,01, acima apenas do ABCD, com R$ 345,61, e de Osasco, R$ 347,49. Os maiores valores ficaram com Araraquara, R$ 471,72, Sorocaba, R$ 427,54, e São José do Rio Preto, R$ 427,09.
Redução no faturamento
A avaliação geral, no entanto, constata queda no comércio eletrônico em 15 das 16 regiões consideradas no estudo. As regiões mais prejudicadas foram Marília, que teve variação de -37,3%, Taubaté, com -31,4%, e o Litoral paulista, com -30,3%. O Estado como um todo registrou queda de 6,6% no terceiro trimestre, de 4,4% no acumulado do ano e de 4,6% no acumulado dos últimos 12 meses até setembro de 2016, o pior resultado da série histórica.
A participação do e-commerce no varejo paulista teve queda de 0,2%, ficando em 2,4%, em comparação com o mesmo período de 2015. O valor médio por pedido diminuiu 7,9%, passando de R$ 404,41, em 2015, para R$ 372,63. Apenas o número de pedidos registrou alta, subindo 1,4%, de 9,076 milhões para 9,201 milhões. Para a FecomercioSP, a redução é explicada pela crise, que teve maior intensidade em meados de 2015, enquanto o varejo paulista já apresentava queda nas vendas em 2014.
Felipe Blesa e Agências
Fonte: DCI - São Paulo