São Paulo - O comércio varejista paulista encerrou o ano de 2016 com leve crescimento de 0,1% nas vendas no acumulado dos 12 meses, interrompendo uma série de duas quedas consecutivas. Com o resultado, a expectativa para este ano é de um avanço de até 2,5%.
Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e confirmou as projeções de estabilidade divulgadas a partir da metade de 2016 pela Federação, quanto ao movimento do comércio no ano e a interrupção do ciclo de quedas iniciado em 2014.
De acordo com a pesquisa, o desempenho varejista de dezembro chegou a surpreender positivamente "tanto pelo índice mensal de 3% de crescimento como por tratar-se de elemento indutor de melhores expectativas para 2017, em termos de tendência para o comércio paulista" relatava a entidade, em comunicado.
Para a FecomercioSP, a retomada da confiança continua sendo o principal elemento de sustentação da perspectiva mais otimista para 2017, e a entidade já estima um crescimento anual ao redor de 2,5%. "Esta é uma importante sinalização diante das circunstâncias e estimativas anteriores, em que se previam no máximo um aumento de 1% para este ano", diz a Fecomercio, em nota. A dinâmica política e econômica, de acordo com a Entidade, tem se mostrado mais positiva do que se aguardava e permite tal otimismo.
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo