Dado o sucesso dos anos anteriores, a Casas Bahia vai antecipar algumas promoções do Black Friday - data voltada para liquidações, que teve sua origem nos Estados Unidos - novamente em 2017. O evento está marcado oficialmente para o próximo dia 24, mas a rede promete descontos e condições especiais de pagamento nas lojas físicas e no site já a partir desta sexta-feira.
De acordo com o diretor Comercial da Casas Bahia, Luiz Henrique Vendramini, trata-se de uma estratégia de vendas que a empresa adotou a partir de 2015, baseada no comportamento do consumidor. Segundo ele, foi necessário aplicá-la, uma vez que observaram que os consumidores buscavam as promoções cada vez mais cedo nesta época do ano.
"Chegava início de novembro e as vendas caíam. Os clientes acessavam o site e não compravam os produtos até a data do Black Friday. Foi então que resolvemos antecipar algumas promoções e observamos que o fluxo de vendas melhorou. Isso permitiu também com que as pessoas se programassem financeiramente para suas compras", explicou.
Dessa maneira, no ano seguinte (2016), já foi possível aplicar uma estratégia mais estruturada e colher resultados ainda mais robustos. Embora não tenha revelado números, o diretor afirmou que os números são crescentes.
Desta vez, a ação, que tem como nome, "Casas Bahia, a Casa da Black Friday", oferecerá um mix completo de produtos de tecnologia, linha branca, eletroportáteis, informática, smartphones e móveis.
Estão previstas ofertas diferenciadas em todas as categorias, com condições especiais de pagamento que começam a ser anunciadas hoje, com parcelas de até 14 vezes sem juros no cartão Casas Bahia ou 10 vezes sem juros nos outros cartões.
"Os produtos ofertados mudam a cada dia até a Black Friday. O objetivo é atender a uma demanda de compras represada desde o início do mês e oferecer ao cliente, que espera pela data, ofertas agressivas para que ele possa aproveitar mais oportunidades", disse.
Negociações - Para isso, conforme Vendramini, as negociações com fornecedores tiveram início há bastante tempo. "A indústria espera vender tanto quanto o varejo.
Por isso, desde o final do ano passado estamos negociando com os fornecedores, incluindo as principais marcas do mercado, e nos preparando internamente para a data, trazendo estoques adequados, equipes de vendas treinadas e ofertas mais agressivas do que em 2016", disse o executivo.
Fonte: Diário do Comércio de Minas