O interior de São Paulo salvou os resultados dos supermercados do estado em fevereiro. A performance na região compensou quedas nas vendas na Grande São Paulo e em Campinas.
No segundo mês do ano, as vendas das redes interioranas evoluíram 1,79% na comparação com fevereiro de 2017. Já na região metropolitana verificou-se queda de 1,29% no mesmo período; no caso de Campinas, o tombo foi maior: 1,59%.
A retração nas duas áreas não impediu alta de 0,63% no faturamento real do estado em fevereiro. Medido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o índice é deflacionado pelo IPS/FIPE.
O resultado, contudo, ficou aquém das expectativas da APAS, que estimava crescimento de 1%. Economista da entidade, Thiago Berka relacionou o desencontro com a incapacidade do consumidor paulista de “manter um consumo constante.” “Os dias de Carnaval e a semana imediatamente anterior tiveram boas vendas, mas houve uma forte desaceleração nas duas últimas semanas do mês”, afirmou Berka.
“[O consumidor ainda] precisa fazer escolhas e opções, direcionando sua renda conforme as necessidades. Em um mês que ainda é de pagamentos de contas sazonais obrigatórias, a desaceleração do consumo foi brusca”, completou o analista da Apas.
Em janeiro, avalia a APAS, resquícios do 13º salário e gastos com férias haviam impedido movimento semelhante: na ocasião, foi verificada alta de 3,43% no faturamento dos supermercados de São Paulo, em índice também deflacionado pelo IPS/FIPE.
Dessa forma, o resultado dos supermercados paulistas no primeiro bimestre foi 2,04% melhor do que em janeiro e fevereiro de 2017. Vale lembrar que o índice de vendas medido APAS tem indicado variações mensais positivas desde junho do ano passado.
Todos os valores repassados pela entidade se referem aos pontos de venda abertos há um ano ou mais (mesmas lojas). Quando consideradas também as lojas inauguradas há menos de um ano, o resultado em fevereiro aponta crescimento de 1,83%; no bimestre, a alta foi de 3,35%. Os 1,4 mil associados da APAS somam cerca de 3,2 mil lojas espalhadas no estado.
Março
A entidade também informou as expectativas do setor para o mês de março: aguarda-se um salto de 4%, impulsionado pela Páscoa. Segundo a Boa Vista SCPC, nacionalmente houve alta de 3,2% nas vendas durante a data.
“O resultado geral do terceiro mês do ano servirá como termômetro para os próximos meses nas vendas dos supermercados”, apostou Berka. “Além disso, vamos perceber se a confiança do consumidor e o desemprego menor em relação à 2017 irão se refletir no faturamento de modo mais forte.”
Fonte: DCI