O volume de vendas do varejo paulista aumentou 5,1% nos dois primeiros meses de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque no período foi o segmento de bens duráveis, devido à base e comparação fraca.
O ramo de lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos vendeu 24,2% a mais, enquanto o de móveis e decorações registrou alta de 23,9%. Os números são da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “O comércio do estado cresce de forma sólida e tende a registrar taxas cada vez maiores até pelo menos o fim semestre, recuperando parte das perdas dos últimos anos”, diz o presidente da ACSP, Alencar Burti.
Para ele, esse movimento é incentivado pelos aumentos de renda, emprego e crédito, pela redução dos juros e pela ampliação dos prazos de financiamento, favorecendo principalmente os produtos de maior valor, vendidos a prazo. Neste sentido, bens duráveis foram mais beneficiados, inclusive porque a base de comparação é fraca, visto que eles foram os que mais caíram durante a crise. Além das motivações da Copa do Mundo.
O único segmento com queda de vendas no primeiro bimestre foi outros tipos de comércio varejista (-4,3%), que incorpora empresas de menor porte e revendedoras de combustível. Já o ramo de farmácias e perfumarias, segundo a ACSP, ficou estável.
Fonte: DCI