Entre as datas mais fortes para o varejo brasileiro, o Dia das Mães deve movimentar compras entre 63% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa da FecomercioSP. Segundo a Federação, a cifra é maior que a vista an passado, quando 59% dos ouvidos diziam ter intenção de comprar algum item para a data comemorativa.
O valor médio do presente foi de R$ 222 para R$ 211, queda de quase 5%. No entanto, não altera a perspectiva positiva desta data “Pois o contingente de pessoas que vai presentear este ano é 4 pontos percentuais maior ao ano passado”, disse a Fecomercio, em nota. Entre os itens mais buscados estão vestuário, perfume, cosmético e eletrodoméstico.
Mais de 80% dos clientes pretendem pagar à vista, mas cerca de 19% deles podem se “render” às facilidades do uso de cartão e parcelar a compra. Outro detalhe apontado pela Federação é que o número de pessoas que compram presentes, no final das contas, é maior que a estimativa. Ano passado 60% diziam que iriam comprar, mas 70% das mães entrevistadas após a data disseram ter recebido algum presente pelo dia.
Fonte: DCI São Paulo