Levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que as carnes e as cervejas se beneficiaram dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo e tiveram aumento nas vendas. O aumento no caso da cerveja foi de 30% a 50%, e o da carne, de 20%. O consumo em dias de jogos se concentra prioritariamente momentos antes da partida, cerca de duas a três horas antes se o jogo é à tarde, e aproximadamente com uma hora de antecedência se a partida é disputada pela manhã.
“O curioso é que as vendas pós jogo se mantêm abaixo da média de um dia comum, demonstrando que os consumidores tendem a estocar produtos para não precisarem mais sair de casa”, explicou Thiago Berka, economista da Apas.
A data do jogo também influencia nos produtos mais comprados pelo torcedor. Se o jogo é a tarde ou próximo de um final de semana, cerveja, refrigerante e carnes para churrasco são os mais vendidos.
As vendas de aperitivos também se destacam no período, sendo linguiça, salame e bacon contando com até 20% a mais de comercialização, e amendoim e pipoca, com aumento até 25% superior de vendas.
Já para os jogos disputados pela manhã, panificados, frios, sucos e laticínios também vendem mais, uma vez que os consumidores buscam produtos típicos do período matinal. Esses produtos têm aumento nas vendas até 10% superiores do que um dia habitual.
Itens com maior aumento de vendas:
· Cerveja: de 30 a 50%
· Amendoim: 25%
· Pipoca: 25%
· Carne: 20%
· Aperitivos derivados de carne (linguiça, salame, bacon, etc): 20%
· Panificados: 10%
· Frios: 10%
· Sucos: 10%
· Laticínios: 10%
Fonte: G1