São Paulo - As vendas do comércio varejista no País cresceram 0,9% em agosto na comparação com o desempenho registrado em julho, revela indicador da Serasa Experian. Já em comparação a agosto de 2017 subiu 7,9%, enquanto no acumulado do ano a alta é de 6,7% em relação ao período equivalente do ano passado.
O segmento de veículos, motos e peças (3,4% ante julho) sustentou a alta de agosto, aponta a Serasa Experian, "beneficiado pela expansão do crédito neste segmento, bem como pela recuperação do setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas".
A instituição lembra que o movimento ocorre após os efeitos inflacionários temporários da paralisação dos caminhoneiros em maio terem sido superados.
Também registraram alta nos negócios os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (0,1%); combustíveis e lubrificantes (0,8%); material de construção (0,5%). Apenas o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registrou retração (-1,9%).
Acumulado do ano
Entre janeiro e agosto, os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e o de veículos, motos e peças cresceram 14,8% e 6,3%, respectivamente, apresentando o resultado mais robusto entre os setores analisados.
A perspectiva, no entanto, é que o efeito do dólar na composição do preço destes itens possam travar o consumo em setembro, até por conta de parte dos consumidores optarem por esperar a chegada da Black Friday, em novembro, para realizar compras de maior valor agregado.
Na outra ponta do indicador, os dados da Serasa Experian apontam que apareceram em terreno negativo os ramos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,6%); combustíveis e lubrificantes (-3,0%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%); material de construção (-5,8%).
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra divulgada é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
Fonte: DCI