O movimento de vendas do varejo paulistano caiu em média 4,4% em março sobre o mesmo mês do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Tanto o sistema a prazo (-5,8%) quanto à vista (-2,9%) declinaram. De acordo com o economista da entidade, Marcel Solimeo, dois efeitos-calendários contribuíram para o resultado negativo. O primeiro foi o dia útil a menos em março de 2019 e a data móvel do Carnaval - que em 2018 caiu em fevereiro e, neste ano, a festividade foi em março.
Já no período acumulado de janeiro a março deste ano as vendas cresceram em média 1,1% (na comparação anual). “O dado trimestral elimina o efeito-calendário do Carnaval e outras sazonalidades. A média de 1,1% ficou abaixo das expectativas”, afirma Solimeo.
Ele enfatiza que o ritmo de recuperação da economia está bem lento neste início de ano em função do recuo na confiança do consumidor, do lento crescimento da massa salarial e do enfraquecimento da indústria, que estão abalando a geração de emprego em São Paulo.
Em comparação com fevereiro, as vendas subiram em média 7,4% em março, bem abaixo do padrão sazonal, que varia entre 10% e 15% nessa época do ano. O sistema à vista caiu 1,2%; já as vendas a prazo saltaram 15,9%. O motivo é que os consumidores preferiram consumir itens de maior valor parcelados na Black Friday de 2018 e durante as liquidações de janeiro de 2019, derrubando as vendas de crédito em fevereiro. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP.
Fonte: DCI