O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, recuou 0,9% em maio na comparação com abril, já descontados os efeitos sazonais.
Segundo a Boa Vista, o indicador de maio evidencia, portanto, que nem mesmo o Dia das Mães, segunda data comemorativa mais importante para o comércio, foi suficiente para reverter o quadro de enfraquecimento das vendas do varejo.
De acordo com números da Boa Vista, as vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,7% em 2019, menos do que os 4% registrados no ano anterior
Os últimos resultados do indicador revelam a continuidade da tendência de enfraquecimento do comércio. Fatores como alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra, queda da confiança e tímido crescimento da atividade econômica continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor. Sem sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo mantenha o ritmo atual ao longo de 2019.
Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 5% em maio, descontados os efeitos sazonais. A categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" recuou 2,5% no mês.
Os dois setores, mais dependentes da propensão ao endividamento dos consumidores, são os que mais sofrem com a queda da confiança e o fraco crescimento da renda, direcionada aos itens de primeira necessidade.
A atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" registrou aumento de 0,2% na série dessazonalizada. Por fim, o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" subiu 0,3%.
Fonte: Destak