ICVA compara o período festivo com o ano anterior e com semanas comuns; setor que se destacou foi o de supermercados e hipermercados
O faturamento do varejo na semana do Dia dos Pais cresceu 6% em 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisa ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), realizado pela credenciadora de pagamentos Cielo.
Os números mostram que o maior destaque não foi o setor de “presenteáveis”, que subiu apenas 2,1%, mas sim o de Supermercados e Hipermercados, que teve alta de 11,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Destrinchando os “presenteáveis”, o maior destaque foi o varejo alimentício especializado, que inclui chocolates, docerias, lojas de bebidas, entre outros. Esses produtos faturaram 4,6% a mais que no ano anterior.
Na comparação com as semanas comuns, o varejo faturou 9,9% a mais no dia dos pais. Nesta comparação, o setor de presenteáveis puxa a alta, com aumento de 26,4%. No domingo em que se comemorou a data, os supermercados faturaram 6,7% mais que nos domingos regulares. O setor de alimentação sofreu menos impacto, crescendo 2,1% no domingo passado.
O índice, realizado pela área de inteligência da Cielo, acompanha as vendas de 18 setores em mais de 1,2 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à companhia. Ele é desenvolvido de forma a isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de market share - e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Fonte: Info Money