As empresas brasileiras sentem os efeitos da retração das vendas no varejo e, em maio, a média de redução no faturamento foi de mais de 20% para 67% das empresas consultadas pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A entidade faz levantamento mensal com associados para analisar o comportamento da economia no cenário atual. Por isso, o porcentual de empresas que pretendem replanejar seus compromissos de pagamentos é de 55%. De acordo com o levantamento, no entanto, o impacto maior foi em abril, quando 76% das empresas alegaram que o faturamento reduziu mais de 20% em média – quadro abaixo compara abril e maio.
Alternativas na crise
Das empresas entrevistadas, 34% já solicitaram algum tipo de empréstimo ou crédito e pretendem solicitar novamente. Esse número se mantém o mesmo da edição de abril do estudo. No entanto, o número de empresas que pretendem fazer um empréstimo reduziu de 59% para 46%. Para tentar sair da crise, 48% dos empresários responderam que pretendem diversificar canais de vendas como, por exemplo, aderir ao e-commerce. Com isso, há a possibilidade de alguma recuperação e se preservar o capital humano, já que 34% admitem poder reduzir o pessoal nos próximos 30 dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1