Tecnologias, tendências e lançamentos serão apresentados na feira para os supermercadistas se prepararem para o varejo do futuro
Fazer compras de supermercado por meio de um avatar e utilizando Óculos de Realidade Virtual pode parecer cena de filme ou de um futuro distante, mas muitas empresas já estão se preparando para este momento. O assunto será abordado na Mercosuper 2022, que acontece de 5 a 7 de abril no Expotrade Pinhais. A feira apresentará as principais tendências, lançamentos e soluções para o segmento.
Um estudo recente realizado pelo instituto Kantar Ibope Media apresentou resultados que apontam que 6% dos brasileiros que usam a Internet, o equivalente a 4,9 milhões de pessoas, já transitam por alguma plataforma de Metaverso. Este número demonstra que já existe um público habilitado, convencido e ativo para este meio esperando apenas a disponibilização de uma nova plataforma que unifique serviços, compromissos, experiências e interações.
A primeira palestra magna da feira (5 de abril, às 13h30) trará o empreendedor digital Walter Longo com o tema “Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve”. Segundo o palestrante, o Metaverso é uma nova realidade no espaço virtual que vai alterar nosso modo de viver, consumir, estudar e trabalhar. “Não é a tecnologia que está mudando, ela está apenas permitindo uma mudança social, uma mudança de mentalidade. A grande revolução não é quando adotamos novas tecnologias, mas quando adotamos novos comportamentos e a sociedade está mudando, e não apenas nas cidades grandes”.
Para demonstrar esta efemeridade do consumidor, um dos expositores da Mercosuper, a RP Info, montará um supermercado tecnológico e presenteará os visitantes com um Gift Card SigaCred para conhecerem o espaço HIPELAB e degustar as diversas soluções e novidades tecnológicas reunidas no local. O HIPELAB é um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center, que tem a RP como sponsor e está localizado em Curitiba, no coração do Vale do Pinhão.
O HIPELAB, inclusive, já está na vanguarda do Metaverso ao utilizar tecnologia para criar uma experiência imersiva de compras e de gestão através de aplicações web e óculos VR, possibilitando demonstrações, testes e uma alta visibilidade de marca para o público-alvo.
O presidente da Apras, Carlos Beal, conclui destacando que o setor supermercadista é feito de pessoas e para pessoas, mas que a tecnologia tem sido uma resposta aos anseios do próprio consumidor. “Para o sucesso de um negócio é essencial que os consumidores estejam no centro de todas as tomadas de decisão e é evidente o quanto eles anseiam por rapidez nas entregas, fluidez nas compras e uma interação entre o online e o offline”.
Sobre a Mercosuper
Após dois anos, a Mercosuper será realizada presencialmente e deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias de evento. Em um espaço 50% maior do que a última edição, de 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarão seus lançamentos, serviços e soluções aos visitantes, que deve superar em 20% ao da feira anterior.
Sobre o setor
O setor supermercadista brasileiro faturou R$554 bilhões em 2020, o que representa 7,5% do PIB, e gerando 3 milhões de empregos diretos e indiretos. No Paraná, os supermercados recebem anualmente 600 milhões de clientes em 4.800 lojas, gera 240.000 empregos diretos e indiretos e fatura R$ 53 bilhões em 2020, 9,9% do faturamento do setor no Brasil.
Palestras magnas
Pensando no desenvolvimento do setor supermercadista paranaense, a Mercosuper 2022 selecionou os palestrantes mais atualizados e em alta do mercado para abordar as principais tendências para o varejo mundial. O objetivo é levar conteúdo aos varejistas de todos os tamanhos para conseguirem se reinventar, ganhar competitividade e acompanhar as mudanças constantes no perfil do consumidor e nas tecnologias. Serão cerca de 20 palestras, oficinas e workshops no evento e, entre os destaques, está Walter Longo, Leandro Karnal, Claudemir Oliveira e Samy Dana.
Neste ano, uma das grandes novidades é a ampliação das palestras magnas de três para cinco.
5 de abril
Walter Longo (13h30) - empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Tema: “Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve”
6 de abril
Leandro Karnal (13h30) - Ele é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em História pela Universidade do RS. Doutor em História Social pela USP. Pós-doutorado pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, antropologia e Filosofia.
Tema “Livre-se dos erros! Faça diferente em 2022”
Painel magno – Tema: “O fenômeno dos atacarejos no Brasil”
Belmiro Gomes (CEO Grupo Assaí)
José Koch (CEO Komprão Atacarejo e Super Koch)
Carlos Alberto Tavares (Super CSD)
Everton Muffato (Rede Muffato)
Moderador: Sergio Alvim (CEO e Fundador da SA Varejo)
7 de abril
Claudemir Oliveira (13h30) - PhD, Presidente Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University
Tema: “Alcançando o encantamento do cliente através da psicologia positiva”
Samy Dana - Economista brasileiro, professor e comentarista da rádio Jovem Pan
Tema: Os riscos de investir no varejo
Fonte: Assessoria de Comunicação da APRAS