A pesquisa mensal que apura o índice de consumo das famílias catarinenses relativa ao mês de janeiro de 2023 registrou um desempenho positivo de 10,50% em relação ao mesmo período de 2022. Com este resultado o acumulado registra 9 meses de resultados positivos. No comparativo entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 houve recuo de 22,70%, o que ocorre a cada ano neste mesmo momento pelo fato de dezembro representar o mês de maior movimento do ano.
Os dados foram apurados na pesquisa mensal realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desde 2004. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses e os dados já resultam de deflacionamento pelo IPCA.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, acredita que o índice do consumo reflete uma tendência que já vai se consolidando a partir de um bom momento da economia catarinense, que está aquecida na geração de empregos e de negócios.
- São mais oportunidades de trabalho, consequentemente gerando mais renda. Além disso, o próprio crescimento populacional em nosso Estado nos últimos anos também deve ser considerado, além de um desempenho extra por parte de todas as cidades litorâneas que receberam um fluxo considerável de turistas neste mês de janeiro. Tudo isso se soma na composição deste resultado positivo – afirma o dirigente.
OTIMISMO
A pesquisa que apura índice de consumo também buscou saber a opinião dos empresários sobre as perspectivas para o setor em 2023. O resultado é uma previsão otimista, já que 95% dos entrevistados acham que haverá mais crescimento em 2023, na média, de 7,7% em relação a 2022. Só 5% indicou que o resultado será praticamente o mesmo do ano anterior. Ninguém optou por prever um resultado negativo.
Mais: www.acats.org.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Acats