No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a junho, com empresas de todos os portes em todas as regiões do estado.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado (junho/21 sobre junho/20), também houve crescimento, com variação de 2,60%. Já em relação a maio, o setor apresentou retração nas vendas, com desempenho negativo de 1,50%.
Os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Crescimento no semestre – O resultado do setor no semestre está alinhado com as projeções feitas pela AMIS no início do ano, que é de um crescimento de 4,20% para todo o exercício. Esse desempenho sobre o mesmo período de 2020 mostra que, mesmo com os altos custos tanto de produtos quanto de operação de lojas, o setor vem sobressaindo bem à pandemia. Aponta também o aumento da confiança dos empresários e consumidores em um cenário de recuperação da economia, especialmente, com o avanço da vacinação.
Junho X maio – Por outro lado, a retração em junho mostra que fatores diversos impactaram o setor, como a taxa de desemprego (14,7%); a redução do auxílio emergencial; decretos municipais restringindo o funcionamento dos supermercados, com o fechamento em determinados dias ou a redução de horário. O calendário também influenciou: junho, com 30 dias, teve quatro finais de semana, enquanto maio (31 dias) teve cinco.
A boa notícia da gradual abertura de outros segmentos da economia também afeta as vendas nos supermercados; porque divide a renda, já pequena, de um consumidor com necessidades e desejos de compras de outros itens de consumo.
Regiões: Na avaliação por região, no acumulado do semestre, o maior resultado positivo ocorreu na Central, com 6,94%. Já a maior retração foi verificada no Centro-Oeste, com -2,15%. Em junho sobre maio, o melhor desempenho (+1,06%) ocorreu também no Centro-Oeste, o que já mostra uma recuperação da região. A maior retração no mês ocorreu no Sul (- 4,89%), exatamente uma das regiões mais impactadas por decretos municipais que restringiram o funcionamento do setor por motivo da pandemia.
Novas lojas e mais empregos
No primeiro semestre deste ano, os supermercados abriram 29 lojas em Minas Gerais. Os novos empreendimentos contemplaram todas as regiões do estado e todos os formatos de lojas. Essas novas unidades representaram a geração de 3.150 novos postos de trabalho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Amis