Será que robôs são a solução para a última milha?

Leia em 2min 10s

Sistemas autônomos vêm sendo testados e mais de US$ 8 bilhões foram investidos em startups, mas resultados ainda são modestos

 

Embora o mercado de carros (e caminhões) autônomos esteja atraindo mais atenção da mídia e das empresas, essa ainda é uma solução de longo prazo para aumentar a eficiência da distribuição de alimentos. Enquanto isso, muitas empresas do varejo americano estão investindo pesado em robôs de entrega para a última milha da logística.

 

O grande “X” da questão é que a última fase da logística é a mais cara para o varejo – e a mais impactante para os consumidores. Por isso, diversas startups e gigantes online estão investindo em soluções autônomas de entrega, testando o delivery em universidades e em bairros de várias cidades.

 

Para que se tenha uma ideia do quanto essa é um ponto relevante no varejo americano, nos últimos dois anos foram investidos mais de US$ 8 bilhões em startups de veículos autônomos e drones. Empresas como Starship Technologies, Nuro, Kiwibot e Cyan Robotics vêm comprando briga com nomes poderosos, como Amazon e FedEx. A pioneira é a Starship, que, desde 2014, realizou mais de 3 milhões de entregas autônomas em vários países, com foco no delivery de pequenos pacotes (até 10kg) em áreas universitárias. Já a Nuro, fundada em 2016, foi a primeira a ser homologada pela autoridade de trânsito americana para o transporte de cargas: seus veículos carregam até 250kg em temperatura controlada (há versões com aquecimento e com refrigeração de produtos) e compartimentos customizados. Entre seus parceiros estão Domino’s, Kroger, Walmart e 7-Eleven, que testam seus veículos no Texas, Arizona e Califórnia.

 

No mundo das grandes empresas de logística, a FedEx vem testando o delivery autônomo com seu robô Roxo, um veículo sobre rodas de 1,60m de altura que carrega até 50kg de produtos e foi projetado para andar tanto em calçadas quanto próximo às calçadas nas ruas. Seu sistema consegue detectar movimento a até 50m de distância.

 

Já na Amazon, a entrega por drones, anunciada com destaque há alguns anos, está em um limbo – os robôs de delivery, por sua vez, estão ganhando relevância. A empresa lançou o Scout, seu robô de entrega, há três anos e meio, e recentemente inaugurou uma fábrica em Helsinque, na Finlândia, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia. O sistema funcionou bem em testes no mercado americano.

 

Embora nenhuma dessas iniciativas ainda seja capaz de substituir o trabalho humano de entrega, existe muito dinheiro sendo colocado nesse mercado para fazer com que algo aconteça rapidamente.


Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Conheça o novo projeto de supply chain de cia líder de mercado

Iniciativa busca automatizar a cadeia de suprimentos da empresa com sede em Jarinu   A Natural One, empresa l&iac...

Veja mais
Maior processador de castanha de caju do mundo expande os negócios de olho no plant-based

Companhia com mais de 40 anos de história se associa à foodtech para ampliar participação no...

Veja mais
A virada da McCain

Maior produtora global de batata pré-frita anuncia novos planos para a América do Sul   Após...

Veja mais
Indústria de massas, biscoitos e pães prevê discreto crescimento em 2022

Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode incrementar os números, avaliam os empresários   Depo...

Veja mais
Qual o comportamento do cliente com a inflação acima de 10%?

Consumidor retoma estratégias da década de 80 quando o Brasil enfrentava a hiperinflação ...

Veja mais
Quais serão os próximos passos da Amazon no setor de supermercados?

Novo CEO para divisão de negócios de consumo aponta para aceleração da presença da em...

Veja mais
Inflação norteia novos hábitos de compra

Levantamento da DOTZ retrata alterações importantes que mexem com o estoque e o fluxo de caixa das empresa...

Veja mais
Invasão de território fomenta maior concorrência no segmento de higiene e beleza

Varejista de roupa lança linha própria, acessível e vegana de olho no bem estar do cliente   ...

Veja mais
Memória afetiva em formato de picolé

Collab entre Nestlé e Lowko promete gerar muitos ganhos aos supermercadistas   A Lowko, startup&...

Veja mais