Fala-se muito em “consumidor omnichannel”, mas quem é ele, afinal? Ou, melhor ainda: existe um único modelo de consumidor que integra digital e físico em suas jornadas de compra? Um relatório produzido pela 84.51°, divisão de data analytics da rede americana de supermercados Kroger, mostra que esse é um público cada vez mais amplo e diversificado.
Apesar disso, existem algumas características marcantes no público que adota um comportamento misto de compras. O maior grupo de consumidores é formado por millenials que já têm filhos e tendem a se engajar com ofertas de produtos naturais e orgânicos.
Segundo o estudo, 47% dos consumidores omnichannel pretendem fazer compras em lojas físicas, contra 78% da população em geral. Além disso, 29% planejam usar serviços de retirada em loja nos próximos meses, contra apenas 9% da população em geral, e 20% vão utilizar serviços de delivery, contra 12% da totalidade dos clientes.
Os consumidores omnichannel têm um leque bastante amplo de motivos para decidir se comprarão online ou em uma loja física. Entre os fatores mais citados para comprar no e-commerce estão a capacidade de comprar a partir de casa ou em qualquer momento do dia (62%), a economia de tempo (52%), a possibilidade de comprar longe de multidões (51%), menos stress (39%) e mais facilidade de garantir que não esqueceu de comprar nada (34%).
Redação SuperHiper