Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável

Leia em 2min 30s

Pesquisa da PwC revela que 56% planejam aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos, refletindo uma tendência de escolhas mais saudáveis e conscientes

Entender e conquistar a confiança do consumidor é fundamental em um cenário marcado por crises financeiras, ambientais e tecnológicas. Nesse contexto, a segurança e a confiabilidade das marcas tornam-se prioridade para os consumidores.

Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Voz do Consumidor, realizada pela PwC, que traz insights valiosos sobre as tendências de consumo. O estudo, que analisou as opiniões de mais de 20 mil consumidores em 31 países, incluindo o Brasil, abordou temas como cuidados com o meio ambiente, saúde, transparência de dados, relação custo-benefício e o uso da inteligência artificial (IA).

Mudanças nos hábitos alimentares

Um dos pontos de destaque para o varejo alimentar é a mudança nos hábitos de consumo no Brasil. A pesquisa revela que 56% dos entrevistados brasileiros pretendem aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos. Além disso, 20% dos consumidores indicaram a intenção de reduzir o consumo de carne vermelha. Esses dados apontam para uma transformação significativa no comportamento alimentar, abrindo oportunidades para o varejo investir em práticas saudáveis que atendam a essa nova demanda.

Segundo o estudo, 42% dos consumidores planejam ampliar o consumo de feijões, grãos e leguminosas, enquanto 38% desejam aumentar a ingestão de peixes e frutos do mar. O interesse crescente por dietas à base de plantas sugere uma maior conscientização sobre os impactos ambientais e uma preferência por escolhas alimentares mais saudáveis, com 66% dos brasileiros se preocupando mais com a saúde e 52% buscando mais informações nutricionais.

Estratégias para o varejo alimentar

A pesquisa da PwC sugere que produtores e varejistas precisam agir rapidamente para reduzir a pegada ecológica da produção de alimentos e capitalizar a disposição dos consumidores em pagar por alimentos mais saudáveis. Estratégias eficazes incluem o uso de embalagens que orientem os consumidores para escolhas ecológicas e construam confiança através da transparência no design dos produtos e na comunicação clara sobre sustentabilidade nos pontos de venda.

Além disso, 69% dos consumidores brasileiros consideram útil uma classificação independente de sustentabilidade nos alimentos, e acreditam que incentivos nos preços de produtos próximos do vencimento aumentariam a probabilidade de compra.

Quatro passos para se reinventar

Para atender às novas demandas e se manter competitivo, o varejo e os produtores devem considerar os seguintes passos, segundo o relatório da PwC:

  1. Apoiar dietas saudáveis: Facilitar a manutenção de uma dieta equilibrada com sinalização clara de categorias alimentares, informações nas embalagens e campanhas de marketing direcionadas.
  2. Expandir o portfólio: Incorporar uma variedade maior de proteínas e produtos que atendam às novas preferências dos consumidores.
  3. Atender à demanda por bem-estar: Focar na crescente demanda por produtos que promovam saúde e bem-estar.
  4. Inovar com tecnologia: Oferecer produtos inovadores, como dispositivos vestíveis que monitoram a saúde, para atrair uma nova geração de consumidores informados e preocupados com o bem-estar.
Fonte: Redação SuperHiper.

Veja também

Como será o consumidor de amanhã?

Um relatório realizado pela Kroger mostra que eles serão etnicamente diversos     O shopp...

Veja mais
Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados

Patrocínio e o estímulo a projetos culturais é prática consolidada na empresa há mais...

Veja mais
Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano

Redes especializadas em culinária asiática ou indiana avançam nos EUA, aproveitando vontade dos con...

Veja mais
Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes

Empregando 816 refugiados e imigrantes, empresa destaca a importância de oportunidades inclusivas e a valoriza&cce...

Veja mais
Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário

Objetivo do evento é promover alegria e esperança às crianças atendidas no Instituto Rea&cce...

Veja mais
Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)

Prestes a completar 25 anos de empresa, grupo varejista completa o marco de 49 lojas abertas     Chegando pe...

Veja mais
Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)

Empreendimento ocupará as duas bandeiras, ambas pertencentes ao Grupo Carrefour Brasil     O Ata...

Veja mais
Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo

Em evento para a imprensa e colaboradores, a empresa destacou a trajetória e o futuro da marca     Na...

Veja mais
Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos

Para participar é necessário levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de endereço e escol...

Veja mais