Adriano Hany
Os novos investimentos no setor supermercadista de Campo Grande estão forçando quem já está estabelecido a ampliar estruturas, o mix e abrir novas seções. Há informações de que seis supermercados devem se estabelecer em breve na Capital, investimento já prestes a ficar pronto é a filial do gigante Wal-Mart, cujas obras são previstas pafra serem concluídas em agosto. O grupo Pão de Açúcar também teria comprado duas áreas para novos empreendimentos.
O presidente da Amas (Associação dos Supermercados de Mato Grosso do Sul), Adeilton Feliciano do Prado, admite que a vinda de grandes supermercados desperta preocupação nos donos de estabelecimentos de menor porte.
Para sobreviver à concorrência já que será difícil competir em pé de igualdade nos preços, estes empresários terão de apostar na melhoria do atendimento, orienta Adeilton. Ele lembra que os supermercados e mercadinhos contam com a vantagem de estarem nos bairros e mais perto dos consumidores e precisam se valer disso para fidelizar a clientela.
Mas ao mesmo tempo reconhece que o apelo de mídia e da novidade dos grandes supermercados atrai a atenção do consumidor. Hoje existem na Capital cerca de 600 estabelecimentos, considerando os mercadinhos. Somando somente os de maior porte são 100.
Estratégia – Nascida em Florianópolis (SC), mas radicada em Mato Grosso do Sul, a Rede Comper já está se movimentando há pelo menos cinco anos, segundo gerente regional, Rodrigo Costa, tanto pela concorrência quanto pelo fato de o consumidor estar mais seletivo.
Neste período três novas lojas foram instaladas na Capital – na Avenida Tamandaré, na Mascarenhas de Moraes (Comper Ipê) e na Eduardo Elias Zahran e várias passaram por reformulações.
Uma das principais lojas, o Hipercenter Jardim dos Estados, passa por reforma. Ao todo são 11 lojas na Capital que recebem diariamente um público médio de 75 mil pessoas.
Recentemente a revista Veja divulgou que a rede Comper estava sendo sondada para compra por grandes grupos, mas o gerente nega enfaticamente que haja negociações neste sentido. Ele diz que, pelo contrário, o grupo tem intenção de comprar outras lojas menores e de avançar para o interior, mas não detalha tais projetos.
Eletroeletrônicos – A rede firmou recentemente uma parceria com a empresa City House, da Zona Franca de Manaus, e com isso pretende se firmar no setor de eletroeletrônicos, com o qual começou a trabalhar timidamente há cerca de um ano.
A partir da parceria, garante Rodrigo Costa, a seção ficará em pé de igualdade com a de grandes magazines, em termos de preços, mix e condições de pagamentos. A 12ª loja da rede na Capital será dentro do Shopping Norte-Sul, cujas obras já foram lançadas e devem estar concluídas em um ano.
Veículo: Site Campo Grande News