Onda saudável chega ao mercado

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Preocupação do brasileiro com o bem estar e a saúde chama atenção de grandes empresas, que lançam produtos e se preparam para a nova tendência de consumo. 

 

O brasileiro cada vez mais dá importancia à saúde. Um estudo elaborado pela Euromonitor sobre alimentos e bebidas saudáveis no País comprova isso, mostrando que o segmento deu um salto de 82% entre 2004 e 2009, passando de US$ 8,5 bilhões para US$ 15,5 bilhões nos negócios. Os dados são tão positivos que vem chamando atenção das grandes indústrias.

 

De acordo com o chefe do departamento de marketing e pesquisa de mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo D' Emídio, muitas marcas estão atentas à preocupação do consumidor com bem estar. "A Taeq, marca do Grupo Pão de Açucar, desenvolveu vários produtos priorizando a saúde, assim como o WalMart. Outro exemplo – que vem dos Estados Unidos e deverá chegar ao Brasil em breve – é da rede McDonald's, que mudará a cor do logotipo para verde, numa alusão aos itens saudáveis. Este é o futuro", explica.

 

Até mesmo o segmento de eletroportáteis entrou nessa onda saudável. Com o objetivo de atender às pessoas que não querem abrir mão do prazer de comer, sem deixar de lado o cuidado com qualidade de vida, a Arno trouxe ao Brasil a ActiFry. O equipamento é capaz de fritar um quilo de batatas com apenas uma colher de óleo em 40 minutos. Normalmente, é necessário um litro de óleo para o preparo.

 

Lançado na França em 2007, o produto existe atualmente em vinte países, com três milhões de unidades vendidas. A panela tem tudo para cair no gosto dos consumidores, a não ser pelo preço não tão "saudável", R$ 999. Na Europa, o valor da ActiFry chega a 300 euros.

 

O equipamento foi projetado com cinco patentes registradas, e um sistema que combina circulação de ar quente e uma pá giratória que movimenta os alimentos – o que garante um cozimento uniforme. "O produto fica crocante por fora e macio por dentro, um resultado só conseguido com a fritura por imersão", afirma a gerente de produtos da Arno, Carolina Giuntoli.

 

Ela destaca que a família não precisa mudar o hábito alimentar para conseguir qualidade de vida. "A forma de preparo influencia o resultado final dos alimentos. É possível obter um balanço nutritivo e saboroso, mesmo com um belo prato de batatas fritas". A ActiFry prepara também carnes, molhos, peixes e risotos.

 

Mercado – A diretora de marketing da companhia, Eliana Leonhardt, cita uma pesquisa da consultoria GFK para dimensionar o setor de eletroportáteis no Brasil: de acordo com o levantamento, o segmento movimenta aproximadamente R$ 3 bilhões por ano. "E a Arno responde hoje por 18% deste total", diz.

 

Segundo ela, o momento de trazer a ActiFry ao Brasil é perfeito, uma vez que a preocupação com a dieta saudável nunca foi tão grande. "O valor do produto pode ser alto para algumas pessoas. Mas todas as classes sociais sabem que é importante priorizar o bem estar", detalha Eliana.

 

A executiva adianta que serão lançados este ano 50 produtos no mercado brasileiro, assim como aconteceu em 2010. Braço do grupo francês SEB no Brasil, a Arno faturou, em 2010, R$ 660 milhões.

 

A expectativa, diz Eliana, é de que o crescimento chegue na casa dos dois dígitos. "O Brasil é o quarto mercado mais importante do grupo SEB", acrescentou.


 
Veículo: Diário do Comércio - SP


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